Stockholm I

Tenho escrito sobre diversas aventuras por aqui, mas nunca sobre os finais de semana… Desde o primeiro, quando fui a uma crayfishparty (post aparte), badalei bastante, portanto é tempo de prover mais detalhes sobre essas peripécias.

No fim-de-semana passado fui a Stockholm, sim! Que chique, que cosmopolita, cams estocolmo sucesso total, como diria Fe Pires. Além de estreitar os lacos de cooperacao bilateral entre Brasil e Suécia, também tive a oportunidade de conhecer o restante da família do Erik e um pouco da vida noturna.

Tudo comecou com um carona e um cara que julgava ser bom condutor. Quem tem carro oferece carona por um preco acessível. Pena que as vezes pode sair caro demais, pois o sufoco nao tem preco. O cara simplesmente era muito jovem, por volta de 20 e, por assim dizer, bastante interessado em demonstrar suas habilidades automobilísticas, as quais eram por demais limitadas. Chegamos a salvo, porém. Metro. Lindo, organizado, limpo, um tanto asséptico.

A caminho da casa de uma das tias, pude conhecer a parte histórica da cidade, com castelo – o casal real mora lá, inúmeros prédios antigos, vielas, ruelas, um charme! Como muitas outras cidades, o charme é afetado pelas inúmeras lojas com diversos cacarecos para turistas, principalmente souvenirs. Eu odeio souvenir, só servem para voce fazer uma pilha em algum armário ou gaveta e esquece-los lá. Enfim, o alce é um animal muito comum por aqui, ele pode dar as caras enquanto voce está passeando tranquilamente pela floresta ou até mesmo em Stockholm, vejam o que aconteceu comigo:

Eu e o alce

DSC00351

DSC00353
Momento do ataque
DSC00354
Terror
DSC00355
Erik, the Viking, em atitude muito máscula, salvou-me do perigo iminente

DSC00359

Rumo a casa da tia, caminhamos por várias partes da cidade. Ao chegar ao apartamento, era na verdade uma festa de aniversário. Cheia de pessoas mais velhas e muita comida boa. O apartamento é lindo, praticamente uma biblioteca vintage. Passamos a noite com boa comida, boa bebida e cercados de artistas. Sim, artistas, poetas, cantores… O marido de uma das tias do Erik, ou seja, seu tio, o qual mora no apartamento, é simplesmente o maior poeta da Noruega. Ele é noruegues, obviamente, chama-se Jan Erik Vold. Carismático, vestido em um terno preto e gravata amarrotada vermelha, cabelos despenteados, presenteou-me com um livro de traducoes de músicas do Bob Dylan. Pois é, ele traduziu para o noruegues cerca de 70 músicas, inclusive gravou um álbum com suas interpretacoes. Nao obstante, ele também gravou um disco com Chet Baker!!!! Outro presente para mim! Dedicatória no livro!

voldsak
O noruegues Jan Erik Vold
23689
O livro com as letras traduzidas de Bob Dylan
chetbaker_blamann
O disco gravado com Chet Baker

_lkuc1vold1005_jpg_762311x

Outra personalidade importantíssima presente ao evento e que também conheci é Izzy Young. Este norte-americano é simplesmente o cara que descobriu Bob Dylan. He. Bom, a história é a seguinte: Izzy Young é aficcionado por música folk e, em 1957, abriu o Folklore Center em Greenwich Village, New York. Só digo uma coisa: se eu fosse jovem nessa época, é lá que eu moraria. Greenwich Village. Artistas, boemios, cantores folk, todos estavam  lá. O Folklore Center era uma loja de livros e discos, mas também palco de performances folk, tanto que se tornou um ponto crucial para a cena folk da época. Izzy permitiu a um determinado jovem que passasse suas tardes nos fundos da loja, lendo e ouvindo discos. Esse jovem era Bob Dylan. Izzy produziu o primeiro show de Bob Dylan no Carnegie Chapter Hall em 1961. Bob Dylan escreveu uma música sobre o local e Izzy, batizada de Talking Folklore Center. Em 1973, Izzy Young se mudou para stockholm e abriu o mesmo tipo de loja, o Folklore Centrum. Tentamos ir ao local, mas estava fechado, portanto na próxima visita a Stockholm, estaremos lá certamente. Para conhecer Izzy, basta assistir a No Direction Home, documentário sobre Bob Dylan rodado por Martin Scorsese. Izzy Young está lá.

izzy_80th_Birthday
Izzy Young
216042302_7332aec55a1
Folklore Centrum

7429329

Após esta noite tao agradável, em meio a boa conversa e números musicais, dormimos de sexta para sábado no apartamento de uma outra tia do Erik.

Anúncios

10 comentários sobre “Stockholm I

  1. cecilia

    Caraca Caaaa, vc deve ter pirado total…..q demais !!!! Adorei muito muito muito !!!!! Quero mais peripécias de Camila Suecada…kkkkk…beijos

    Curtir

    1. Camila

      Aaaaaaaaaaaaaah, pirei muuuuuuuuuito, vc imagina, né??? hehehhe
      Entao, vou combinar com o Erik, pedir para ele deixar o cel dele comigo, aí a gente combina o dia para vc me ligar.
      Se bem que a gente pode ligar de skype para skype, né???
      Como a gente faz?
      Beijos!!!

      Curtir

  2. Claris

    Camis, já comentei isso antes, mas elogios nunca são demais! Os ares suiços estão lhe fazendo muito bem!!! Vc tá linda, amiga! Seu cabelo tá demais e o figurino: fashionmente impecável como sempre!!!

    Bjão!!!

    Curtir

    1. Camila

      hahuauuauauha
      Muuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado pelos elogios, acho que é a água, o clima, toda essa coisa cosmopolita, né? hahuahuhuahuahu
      Vou responder o seu e-mail o mais rápido possível… Sabe como é… Responderei enquanto tomo uma xícara gigante de café… (já estou passando a mao na barriga…)
      Beijos!!!

      Curtir

  3. Day

    Uau! Você está ficando chique mesmo, hein?! Imagino que está adorando poder ter contato com pessoas tão importantes e que gostam das mesmas coisas que você! Só poderia escrever mais, não é??? Estamos com saudade… beijos e se cuida.

    Curtir

    1. Camila

      Daaaaaaaaaaaaaay,
      Voce nem imagina como foi legal essa ida a Estocolmo! Voce teria adorado essa festa que a gente foi na sexta, com todo esse povo importante. A casa deles mais parece uma bibloteca antiga, uma delícia.
      Pode deixar que escreverei mais posts e também e-mail e juro que apareco no GTalk, hehe. Mas essa diferenca de horário me mata… Agora estamos no horáriod de inverno, entao sao 3 horas a menos aí no Brasil.
      Beijos e saudades!!!
      Espero que esteja tudo bem.

      Curtir

    1. Camila

      Hehheheheh
      Valéria… Nevou por aqui!!! Foi a primeira vez que vi neve!!! Nevou por dois dias seguidos. É lindo!!! Peguei um floquinho na mao…
      Agora sao 4.33 am, estou online, e a temperatura é 1oC, he! Igualzinho a Santos. Estou me acostumando, viu…
      Beijos e saudades!!!

      Curtir

  4. Pingback: Páscoa bucólica II « ✈

  5. Pingback: Trinta: fim-de-semana em Oslo |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s