Svenska för Invandrare

Estou de volta ao blog e finalmente aprendi a configurar o mac do Erik para Português brasileiro. Devo um milhão de respostas a e-mails, mas juro que responderei a todos! É difícil acreditar, mas eu faço um monte de coisas  por aqui. Uma delas, que me toma muito tempo, é estudar sueco.

O título significa “Sueco para Estrangeiros” (SFI), o qual é o curso que frequento diariamente, passo em média três horas e meia na escola. É um serviço gratuito oferecido por Linköping kommun (kommun = municipalidade) e de boa qualidade. Não preciso nem mencionar que, logicamente, depende do quanto o aluno estuda/pratica fora da escola também, né… Eu estudo bastante em casa, treino com o Erik – apesar de que falamos inglês 98% do tempo, hehe – e com os amigos que fiz por lá.

Há gente de muuuuuuuuuuuuitos países diferentes, é muito divertido aprender sobre novos lugares, costumes, línguas… As pessoas são muito legais mesmo.

Lá vai:

Essa é a minha cara quando não consigo pronunciar os sons muito loucos do idioma, como ööööööööööööö, åååååååååååååååååå, ääääääääääääääääää, sj, tj, kj, ng... e um milhão de outros

Ah, esqueci de dizer que essa é a professora, Louise Lilja. Ela é ótima e me lembra muito nós, profs da Wizard, hehe. É basicamente uma mistura de Wizard com o método mais tradicional, ou seja, ela fala apenas sueco, mesmo que seja para explicar significados, mas…. pasme Valéria, Pam, Lou e Claris, ela PODE usar o quadro negro, ensinar gramática e todas essas coisas que sonhávamos, haha…

Da esq. p/ dir.: Elwira, da Polônia; Gabriela, da Sérvia (viveu bastante tempo na Alemanha, uma figura); Lukas, da Alemanha e Daniel, da Argentina (Buenos Aires, tornou-se amigo mais próximo.)

Da esq. p/ dir.: Daniel Argentina; Chunye, da China; Feng, da China (sempre perdidaaaaaaaaaaço) e Shezad, da Índia, igualmente perdido. Eles são muito gente boa.

Da esq. p/ dir.: Jinye, da China; Aline, do Congo (fala francês e outras duas línguas acho, aí temos que falar sueco uma com a outra mesmo); Tania, da Ucrânia; professora; Marresh, da Índia.

Da esq. p/ dir.: Shezad Índia e Syed, do Paquistão, outro cara muito legal.

Da esq. p/ dir.: Imaan, do Iraque, e Tyna, da Argentina (Amo! Somos amigas. Ela também é de Buenos Aires, como o Daniel)

Da esq. p/ dir.: Tania Ucrânia e läraren.

Aline Congo está grávida e sempre enjoada nas aulas.

Syed Paquistão (sorrindo ao centro) está noivo da prima dele, à qual está lá no país deles. Antes que alguém pense algo equivocado sobre os muçulmanos, devo dizer que meus pais são portugueses e primos, hehe.

Da esq. p/ dir.: Hagen, da Alemana (ele tem 75 anos); Bambie das Filipinas (uma fofa, somos amigas também, eu e o Erik fomos no aniversário de um aninho do filhinho dela. Eu a chamo de Bam Bam devido a uma personagem de Curb your Enthusiasm); Elwira Polônia (esqueco de dizer que também está grávida); Gabriela Sérvia e Lukas Alemanha.

Nesse dia, estávamos comemorando a Páscoa, um tanto mais autêntica por aqui. É bastante difícil encontrar ovos de chocolate. As pessoas bebem Påskmust, um tipo de refrigerante bem docinho com gosto de bala. O Erik ama, comprei quatro garrafas e dei de presente de Páscoa. O povo também come godis (docinhos e chocolatinhos).

A Suécia recebe diversos imigrantes, muitos deles refugiados. Assim, É muito comum ver mulheres de véus pelas ruas de Linköping. Os mais comuns são: iranianos, somalianos, iraquianos, afegãos, turcos… Entre outros.

A professora me indicou para mudar de turma, para que eu estudasse em um nível mais dinâmico, rápido, flexível – Öppet SFI. Hoje foi meu primeiro dia nesse outro nível, portanto, não estarei mais com este grupo. Faltam ainda várias pessoas queridas nas fotos.

Anúncios

9 comentários sobre “Svenska för Invandrare

  1. Val

    Aeee
    Suas legendas tão ótimas, meu…”Aline Congo está grávida e sempre enjoada nas aulas.” Hahaha, mto bom!
    Que legal q existe esse curso intensivão, né? Eee!

    Quero um arquinho desse tbm. =)

    Beijooo!

    Curtir

  2. Renan Borges

    Finalmente um blog ótimo pra se visitar sempre!
    Camila, adorei todos os seus posts, acabei relembrando certos momentos do seu post sobre dorian gray e a sua forma de explicar certos momentos na suécia, realmente é tudo de bom!

    Visitarei e comentarei sempre, isso é, se vc deixar né?

    Um abraço!

    Curtir

  3. Day

    Que legal! Então conseguiu vaga no curso de sueco!!! Isso é muito bom! Acho ótimo essa sua aplicabilidade aos estudos, e você agora estudar idiomas, então não é nenhum sacrificio! Estou muito contente por você, por te feito novos amigos aí! Isso é muito importante! Espero mesmo que consiga arrumar um emprego logo…hehehe! Aplicar o seu sueco…Quando tiver um tempo responde meu e-mail e conta como está sendo morar no seu apartamento. Estou com saudade! Beijos, beijos….

    Curtir

  4. Claris

    HAHAHAHAHAHAHA

    Valeria, faço das suas minhas palavras!!! Ri horrores com as legendas da Camis tb!!! Um CHINEISINHO (nao sei se é assim que se fala/ escreve) e um INIDIANO perdidos?! A Camis é amiga de KUMAR e HAROLD!!!!!

    PS.: Ainda bem que vc sabe que deve mil respostas de emails (só minhas somam uma dívida de uns 900 emails nao respondidos 😉

    Mega Saudades!!!

    Beijinho!

    Curtir

  5. Caroline Azevedo

    Aiiiii Camila…Hahahah Adorei conhecer sua sala, sua professora, as guloseimas da Páscoa, e principalmente sesu colegas. As apresentações bem típicas de “Camila” mesmo 🙂
    Vc já tinha dito, mas não esperava que fosse tanta gente e cada um de um país diferente. Países até que quase nem nos lembramos como Sérvia, Polônia e Filipinas.
    Parabéns pela sua evolução…já vai para uma classe superior!! Vc sempre foi assim; mais avançada nos estudos que a maioria. Desde pequena.
    As fotos foram bem explicativas, mostrando tudo e todos. Adorei!!!!! 😉
    Saudades

    Curtir

  6. Pingback: Uppehållstillstånd e os estudos na Universidade de Linköping « ✈

  7. Pingback: Retrospectiva 2012 I «

  8. Pingback: Uma novidade |

  9. Pingback: Um novo projeto começa: mestrado |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s