Imposto de renda 2011

O primeiro sinal de que a gente já faz parte oficialmente da sociedade é quando viramos contribuintes. Pois é, há mais ou menos um mês e meio (que post atrasado) chegaram os formulários e o livretinho de declaração do imposto de renda. É a primeira vez que declarei imposto aqui na Suécia. Que emoção.

Hora de declarar

“Hora de declarar. O mais tardar segunda-feira, 2 de maio, meia noite.”

“Declare via Internet, celular, sms ou telefone – simples e seguro!”

Então pode-se declarar por celular ou mensagem:

As autoridades suecas são muito boas em buscar todo mundo para pagar os impostos. Eu nem precisei me preocupar se deveria ou não declarar algo, pois Skatteverket logo se encarregou de assegurar que eu ficaria sabendo. Os impostos aqui são bem altos, como no Brasil, e quem ganha mais, paga mais. Para quem tem salários um pouco mais altos – nem precisa ser tão alto assim – chega a quase metade do quinhão mensal.

Super prático, os cálculos estavam prontos, o formulário já veio preenchido, bastaria eu enviá-lo por correio. Mas preferi declarar online. Só cliquei e pronto. Agora é só esperar o depósito na conta. O mais emocionante é que as informações estavam todas em sueco, lógico, então se não entendi algo…

Alegrias da vida adulta
9 comentários sobre “Imposto de renda 2011

  1. Não sei se é bem uma “alegria da vida adulta”, mas tudo bem.
    Fico muito preocupada aqui no Brasil, pois não é como na Suécia. Aqui vc tem que ficar esperta para ver quando é o prazo, onde pagar, qto enfim. E eu nunca sei (pois sou perdida), nunca acho os links nas páginas do governo. Anos atrás eu declarava como “isenta” pois a renda não atingia valor pra contribuir (ou seja, POBRE). Mas agora nem info pra isento eu acho rsrs. Qlqer dia meu CPF é bloqueado…

    Curtir

    1. Camila

      Hauhauhauhaua, eu me lembro bem… Eu também declarava como POBRE quando trabálhavamos na wizard, hauahuuahhua… O meu pai sempre me ajudou, ele entene de declarações, sempre faz para a família inteira. E tem que ficar esperta mesmo com os prazos, mas acho que se você fizer com aquele programinha no pc fica mais fácil, não?

      Curtir

  2. Lou

    Eu não sei como funciona isso aqui. Só sei que a taxa que eu pagava direto do salário no hotel era 20%. Essas coisas dão muita preguiça haha
    Eu ainda preciso ir na embaixada porque como não votei porque tava aqui, não posso renovar meu passaporte brasileiro. Ainda falta bastante tempo pra eu precisar renovar, mas quero ver isso assim que possível.

    Curtir

    1. Camila

      Mas Lou, você não justificou? Eu justifiquei, tive que enviar uma papelada lá para o cartório eleitoral número X de Santos. Nem chequei se deu certo…
      Verdade, essas coisas dão muita preguiça mesmo. Eu acabo confiando. O meu salário de substituta na escola era sempre assim, impossível de conferir.

      Curtir

    1. Camila

      O negócio é que aqui os impostos são bem altos mesmo, como no Brasil… Lá vai embora boa parte do salário, heheh… Mas o dinheiro é bem empregado.

      Curtir

  3. Dayane Andrade

    Muito legal Realmente tudo na vida é uma questão de perspectiva. Pense se acharia legal ter de declarar imposto de renda aqui no Brasil, né? Adorei seus progressos de uma cidadã quase sueca…rsrsr. Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

