Tubaroes

Ilhas Perhentian, Malásia

Ao viajar, uma das atividades prediletas e snorkeling. Todos os dias. Ao final da tarde, ao se deixar a agua, o que resta e uma calma e uma certeza de que  essa, sim, e uma vida saudavel. Em Perhentian, participamos de uma mini excursao a varios pontos ao redor da ilha. Na verdade, trata-se de um passeio de bote de quase um dia inteiro, com direito ao equipamento de snorkeling (mascara, tubo e pe-de-pato). Ao deixar a praia principal, vista da pequena embarcacao:

Este e o barco, cabe em torno de umas dez pessoas:

No meio do dia, os barcos se dirigem a uma pequena vila de pescadores para o almoco.

Vila de pescadores
Moradores da vila

Observem o sino e os dizeres em arabe. A Malasia e um pais predominantemente muculmano e, enquanto esperavamos pela comida, ouviamos as rezas a ecoar:

Restaurante

Paramos em dois pontos, perto da costa, mas sem praia, somente para mergulhar. E saltar do barco para a infinitude de corais maravilhosos, divinos, coloridos (ate neon), diversificados e tranquilos, exatamente como os peixes, presentes em grande numero e em varios tamanhos, formas e  tomando comportamentos distintos. E lindissimo, um desperdicio nao ter camera subaquatica para registrar todo esse mundo cristalino.

Eu fui nesse mesmo passeio de bote dois dias seguidos. Na segunda vez, o Erik foi praticar mergulho com toda aquela parafernalia – tubo de oxigenio etc… Eu ainda nao tenho certificacao, por isso fiquei apenas no snorkeling, o que e bem excitante tambem. Nesse quesito, houve dois pontos bem especiais. O primeiro foi o Turtle Point, das tartarugas. Nadei com enormes tartarugas marinhas. Super pacificas e placidas, pareciam voar dentro d’agua. Esse ponto e bem profundo, no meio do oceano mesmo. Varios botes param por la e, assim que um guia avista uma delas, todos os turistas nadam desesperadamente atras do animal, que por sua vez tenta fugir o mais rapido possivel. Um dia todas desaparecerao desse ponto, pois e muito estressante para os animais marinhos. Eu tive a sorte de estar nadando a esmo, sem ninguem ao redor, quando vi uma delas ao fundo. Ela subiu, subiu e nadou ao meu lado. Grande, encarou-me friamente – elas tem uma feicao bem seria. Senti-me em paz enquanto nadava lado a lado com a tartaruga.

O segundo ponto foi mais do que excitante, foi aterrorizante. Chama-se Shark Point, ou seja, e o ponto dos tubaroes. Nao adianta adiar a novidade neste texto. Nadei, sim, com tubaroes! E dificil expressar a adrenalina e, ao mesmo tempo, curiosidade. Os tubaroes ficam perto de uma parte da costa, cheia de recifes. Eles sao tubaroes-de-pontas-negras-do-recife e vivem em aguas rasas. Esse local onde estao, no entanto, e profundo, assim o interessante e ir atras deles nos recifes de coral. Na primeira vez, com o Erik, a visibilidade nao estava tao boa, o fundo do mar parecia um tanto marrom… Ate algo em formato de torpedo cinza fugir velozmente abaixo dos nossos pes. Foi tao rapido, mas suficiente para fazer o coracao sair pela boca. Ja no segundo dia, sem Erik, nadei com o grupo em busca de mais examplares desse peixe fantastico. A agua estava bem clara, filtrada em raios de sol, muito facil de ver ao longe. Assim, logo encontramos um, nao muito proximo. Eu ja estava bem contente de ter visto tubaroes nos dois dias e decidi relaxar, nadar em uma parte mais tranquila, ver outros peixes, lula, coral… Parar de buscar. Logo que fiquei sozinha, avisto outro torpedo cinza, rapido, mas desta vez proximo e nadando em uma direcao que parecia ser a minha. Eu nao podia crer nos meus olhos, mas estava ali, um missil, agil, sagaz, tenaz. Com todo o imaginario relacionado a tubaroes acumulado, bateu um terror e nadei obstinada ate estar “segura” dentro do bote. Amei a experiencia, nadaria la de novo e, na proxima vez, ficarei la por mais tempo, para assistir e apreciar esses peixes fantasticos.

Ao final, o bote nos leva a uma praia, Turtle Beach, onde tartarugas marinhas desovam. Eu me perdi enquanto fazia snorkeling e tive que nadar uns bons metros ate chegar exausta na praia.

10 comentários sobre “Tubaroes

  1. Rejane Freire

    Ai que post lindo,senti toda emocão, que só a natureza com toda sua plenitude pode nos proporcionar,através das suas palavras.Beijos!!

    Curtir

  2. Um post para nos deixar maravilhados. Vc descreveu tudo tão bem, com tantos detalhes, que seria o mesmo que estar lá. Tudo lindo! Experiências maravilhosas. Inesquecíveis…
    Vc está vivendo coisas fantásticas, gostosas de fazer.
    A praia é linda, e legal o restaurante a beira do outro lado do mar. Muito legal também ter os points certos para cada tipo de presença animal. Fico imaginando estar com as tartarugas do lado, poder ver um tubarão de perto. Sentir tudo isso.
    Vc está linda nas fotos da areia. Adoro a combinação biquini + blusinha, sempre caí bem! :))) Vc está super em forma, nada de magra nem gorda, viu?
    Se perdeu de snorkel? Só tu mesmo…Hahahahahahhahha
    Beijosssssss

    Curtir

    1. Camila

      Pois e, ao vivo eu senti bastante frio na barriga. Vou contar tudo melhor depois. Muitos lugares turisticos tem esses turtle points, shark points, mas, na verdade, a maioria ja nao tem nenhum desses animais, seja porque fugiram, ou foram mortos etc etc… Por isso fiquei bem surpresa, eles ainda estao por la.
      A combinacao blusinha + biquini e por causa do sol fortissimo. Imagina horas e horas de bunda para o ar na agua. Queima bastante, precisa proteger.
      Eu me perdi, fui para bem longe do barco. O gui tinha dito que todos deveriam nadar ate a praia mais proxima e se encontrar la dentro de uma hora. Quando eu reparei, a praia ja nao estava tao proxima assim… Tive que nadar muito, cheguei exausta.
      Beijos e saudades!

      Curtir

      1. Valéria

        Que maravilhoso… eu adoro os animais, já tinha sonho de conhecer animais de grande porte terrestres, agora tbm gostaria de conhecer o mundo submarino, mas eu tenho fobia de mar (chamam de talassofobia) e não sei nadar, ou seja, há um longo caminho pela frente! 🙂 No Sesc há cursos para pessoas com esse mesmo problema, sinto que estou perdendo muito!!
        Sei que você está aproveitando bem suas viagens, certamente você se lembrará destes momentos para sempre. Bjinho!!

        Curtir

        1. Camila

          Valeria, te dou o maior apoio para comecar ja um curso no Sesc. Nadar, ver peixinhos – e peixoes – e tao delicioso, relaxante… E um outro mundo. Antes, claro, e melhor entrar na natacao. Ai vai de pouquinho em pouquinho, ne? Aposto que voce vai se sentir super saudavel.
          Beijao!

          Curtir

  3. Dayane Andrade

    Eu imagino a sensação maravilhosa e de ver este universo do fundo do mar. Eu tenho muita vontade de fazer isto um dia. Fiquei imaginando como é nada tão próximo das tartarugas que são tão lindas. Adoro!!! A Carol tem razão, você está lindíssima nas fotos! Adorei saber que está fazendo muitas coisas que gosta por aí. Um grande beijo.

    Curtir

  4. Adoro tartarugas marinhas….há muito tempo atrás, eu estava andando de jet sky no Guarujá e quando estava em alto mar vi uma enorme. Foi um momento tão lindo que eu até chorei.
    Já neste post, lendo sobre seu momento com os animais marinhos, me lembrei de outro filme clááássico, vc e o Erik estão no “Lagoa Azul” hauhauha
    E concordo com a Carol, o modelito ficou ótimo!! Melhor que o da Brooke Shields.

    Curtir

  5. Hahahahaha Pam….VC DISSE TUDO! Eles estão na Lagoa Azul, quase sem “tirar nem por”!!!!! E ela está melhor que a Brooke Shileds, sim, sem dúvida….Adorei os comentários….huahauahahuhauha
    Tá vendo Camila? Dayane e Pam concordaram comigo em relação ao modelito praia e a modelo….

    Curtir

  6. Pingback: Malibu «

Deixe um comentário

