Uppehållstillstånd e os estudos na Universidade de Linköping

É chegado o momento de renovar o uppehållstillstånd. Mas que merda é essa que eu nem conseguia pronunciar quando cheguei por aqui? Bem, é a autorização para viver, estudar e trabalhar por aqui. Ninguém pode se mudar para a Suécia sem um desses. Há diversas maneiras de conseguir essa permissão. No meu caso, foi muito fácil, pois tenho passaporte europeu, além do brasileiro. Isso significa que sou cidadã européia também. Mas não significa que basta chegar e é uma festa da batata. Não. O estado sueco é bastante burocrático e quer saber tudo sobre você. Então, se você vai se mudar para a Suécia (e acho que o único motivo aceitável é caso você tenha encontrado um bofiscândalo sueco irresistível), a primeira providência é informar o Estado de que você chegou. Assim as autoridades podem começar a te enviar um milhão de cartinhas diariamente.

Essa semana, então, estive às voltas com a papelada para renovar o uppehållstillstånd, já que ele é válido por apenas dois anos. São as mesmas fichas de antes para preencher com informações diversas, como dados do parceiro, endereço, planos para o futuro, e até mesmo os nomes dos seus pais, irmãos, endereço no país de origem e se pretendem vir também para cá. Tudo registradinho. Corremos para a biblioteca da cidade (Stadsbilioteket) para imprimir os papéis, preenchê-los, tirar cópia do passaporte e finalmente colocar tudo em um envelope e enviá-lo para o Migrationsverket, a autoridade responsável pela imigração. Esquecemos o endereço. O envio ficou para o dia seguinte. Agora é só esperar a decisão deles.

Também estive às voltas com estudos na Universidade de Linköping. Sim, agora torno-me aluna oficial da universidade. Inscrevi-me em três cursos de uma matéria só. Não é um programa de Mestrado, mas sim cursos que eu mesma escolhi dentro da categoria de cursos independentes em Inglês. São eles: Social and Political Ethics, Sustainable Development in the Global Context e Information Retrieval and New New Media. Vai me dar bastante trabalho durante todo o semestre, pois há muito o que ler e artigos para escrever. Ainda continuarei o sueco, que não é mais SFI, mas sim SAS B – Svenska som Andraspråk B (Sueco como Segunda Língua nível B), o último semestre do curso.

Em breve, mais detalhes sobre os estudos, o sistema educacional sueco e como eu vou me virar com tudo isso (e ainda ter que buscar trabalho).

9 comentários sobre “Uppehållstillstånd e os estudos na Universidade de Linköping

  1. Daniela Trocilo

    Oi, Camila, tudo bem?

    Estava andando pela rede em buscas de blogs de brasileiras(os) que vivem na Suécia e resolvi passar para dar um oi. Eu moro atualmente em Estocolmo, mas morei em Linkan durante um ano como parte de um mestrado Erasmus Mundus que fiz no departamento de Hälsa och Samhälle. Me deu uma certa nostalgia quando li seu post, lembrei das quartas-feiras jazz do Flamman com os amigos dos mestrado que retornaram todos aos seus respectivos países…enfim. Boa sorte!

    Curtir

    1. Camila

      Oi, Daniela!
      Tudo bem?
      Muito obrigado pelo seu comentário. Que bom que se sentiu nostálgica (é bom relembrar, não?) por conta do post.
      Eu morei seis meses no Flamman. Vim para cá, pois conheci um rapaz sueco que me raptou, hehe… Aí moramos por lá esse tempo e agora estou em outro bairro.
      Pretendo começar um Mestrado em breve, mas antes tenho que avaliar minhas opções. Não há muitas alternativas em Inglês na área de Humanas.
      Espero que você curta Estocolmo e, se souber de algum programa de estudos interessante na universidade daí, é só passar por aqui e dar um grito.
      Boa sorte para você também!

      Curtir

      1. Daniela Trocilo

        Oi!

        Você já viu esse aqui? Mestrado novo em estudos de gênero:

        http://www.liu.se/en/education/master/programmes/F7MGS?l=en

        O meu mestrado também foi em humanas, multidisciplinar. Aqui em Estocolmo eu peguei uma matéria em antropologia, “Body Matters”, com uma professora brasileira muito simpática. Estou pegando outras nesse semestre, mas dessa vez gostaria que elas fossem em sueco, para poder praticar, mas grande parte dos “fristående kurser” em humanas é em inglês.

        Em que área é sua graduação?

        Curtir

        1. Camila

          Oi Daniela!

          Já vi esse programa de mestrado, assim como outros que eles têm em desenvolvimento sustentável e outras questões. Estou seriamente pensando em escolher um.
          Gosto muito de antropologia também, meu namorado tem um “magister” na área. Eu estudei antropologia cultural na faculdade de Jornalismo (essa é a minha formação, Comunicação Social, habilitação Jornalismo) e adorei.
          Eu peguei essas fristående que listei no post, mas já desisti da de mídia. Ficou muito pesado.

          Espero te ver mais vezes por aqui.
          Beijos!

          Curtir

  2. Dayane Andrade

    Que máximo! Organizando a vida burocrática, não é mesmo? Adorei os cursos. Vai ficar bem ocupada estudando, isto é ótimo! Quando as aulas começarem, compartilha tudooooo! Beijão.

    Curtir

    1. Camila

      Começo de ano e ainda falta muito o que organizar de “vida burocrática pessoal”. Ainda nem tenho uma agenda. Eu sabia que ia adorar. Lembra daquele longo papo que tivemos lá na sua casa, sobre novos rumos profissionais etc? Então, faz parte desse plano. Eu vou te passando, sim, os autores, temas das aulas e tudo o mais.
      Eu já comprei um livro usado para o curso de Ética (que na verdade é de Filosofia Política): Contemporary Political Philosophy, de Will Kymlicka.
      Beijos!

      Curtir

  3. Pingback: Retrospectiva 2012 I «

Deixe um comentário

