Mistério resolvido: lasanha

Lasanha era um mistério para mim. Especialmente essas novas, cuja massa não precisa ser aferventada. Eu pensava que seria fácil, até que, há muitos meses atrás, tentei fazer uma. A Carol e a minha mãe acompanharam por skype e viram o desastre. Usei massa desse tipo citado, dois pacotes de meio quilo cada, pois a forma era grande e pensei que fosse pouca massa. Jamais façam isso. Meio quilo de massa é suficiente para ao menos 6 pessoas. Um quilo de massa e 10.000 camadas deixa a sua lasanha uma pedra, pois a massa não cozinha. Aí a expectativa de comer lasanha é substituída pela frustração de ter que comer algo parecido com bolo de macarrão.

Pois bem. Busquei e busquei várias receitas de lasanha online e encontrei uma tradicional aqui: Lasanha à Bolonhesa. Eu adaptei a receita e tornei-a vegetariana; fiz com carne moída de soja. A diferença é que é necessário preparar a soja antes de começar o ato I da receita acima. Eu trouxe soja do Brasil, proteína texturizada granulada da Mãe Terra. O site deles é uma graça, com várias formiguinhas e caracolzinhos. Eles vendem muitos produtos legais, como bizus e miojo orgânicos, viu Carol (miojo orgânico com massa caseira integral, não frita e 60% menos sódio à venda no Ao Pharmacêutico e é barato). Lou, Pam e Valéria, eles também têm cookies integrais, hehe.

Proteína Texturizada de Soja Mãe Terra

Aqui na Suécia eu geralmente uso Veggi:

Assim, o primeiro passo é preparar a soja. As instruções para hidratação estão no pacote. Depois, refoguei azeite, cebola e alho, acrescentei a soja e mais uma série de temperos (sal, pimenta, cúrcuma para cor, caldo de legumes, um pouco de mostarda e outros). Depende do gosto. Depois de refogar bastante (é importante acrescentar água durante o refogado, assim a soja não gruda), está pronto para começar a receita acima.

Segui direitinho o passo-a-passo – o que é muito raro, eu sou o tipo de chef que não se importa com instruções – e a lasanha de muito certo! Sucesso! Pode tentar essa, Day.

Lasanha à bolonhesa vegetariana

Salada de baby rúcula e rabanete para acompanhar:

Uma das coisas importantes na cozinha vegetariana é entender que não significa limitação, mas sim, adaptação. É uma questão de adaptar receitas e criar e buscar novas também. Depois que me mudei para a Suécia, descobri que amo cozinhar, mas isso é assunto para mais posts.

Aceito sugestões de desafios. Eu tento cozinhar aqui e posto os resultados.

Este post também é uma oportunidade de mostrar os presentes super fofos que eu ganhei da Carol e do Peterson:

E a toalha portuguesa linda que ganhei dos meus pais:

Vou mostrar mais em futuros posts. Estamos usando tudo e amando.

9 comentários sobre “Mistério resolvido: lasanha

  1. Dayane Andrade

    Adorei!!!! Com certeza vou tentar esta receita. Fiquei com muita água na boca :D. Eu adoro os produtos da mãe terra. Super lindos seus utensílios de cozinha! A toalha é linda. 😀

    Curtir

  2. Que post mais aconchegante! Me senti visitando a sua casa, como se eu estivesse aí.
    A lasanha ficou linda mesmo, parece bem macia, bem cozida e gostosa.
    Adorei ver os utensílios, a toalha liiiinda, os talheres, o tapetinho e até a luvinha que te dei saiu numa das fotos.
    A foto da mesa toda montadinha, uma graça!
    Sabia que teria mais um ponto em comum comigo: gostar de cozinhar!

    Curtir

    1. Eu sabia que você ia prestar atenção em todos os detalhes. Eu já usei quase tudo, ainda vou publicar mais fotos. De fato, a lasanha ficou cozida e macia desta vez, finalmente!

      Curtir

  3. Camis adorei ler sobre este seu lado cozinheira, pq eu tb adoro cozinhar. Mas, como todo cozinheiro precisa de um público, só cozinho nos fds qdo o Vi almoça em casa.
    Ah…adorei o comentário sobre o cookies para mim, pra Lou e pra Valéria 🙂

    Curtir

  4. Pingback: Os números de 2012 «

Deixe um comentário

