Cenas do inverno sueco 2011-12 I

Para cortar esse exagerado clima idílico de praias de areia branca, mar turquesa e coqueiros verdinhos, apresento o inverno sueco deste ano (2011-2012).

Apesar de haver toneladas de neve nas fotos a seguir, o inverno foi bem mais ameno do que nos dois anos passados. Bem, eu não estava na Suécia até janeiro deste ano, então estas são cenas de meados de janeiro até fim de fevereiro. Segundo ouvi dizer, o inverno começou mais tarde no ano passado e, ao que parece, está indo mais cedo. Desde janeiro, as temperaturas não passam de -5C geralmente, com exceção de uma ou duas semanas em que uma frente fria russa forçou os termômetros a registrar -15, -17C. Agora mesmo, tarde de 26 de fevereiro, está 2C.

Cenas de um inverno então com neve (arredores do bairro):

Nem sempre tudo é tão branquinho e lindo como nos filmes. A neve fica suja por conta de carros e pedestres; ela derrete e se congela de novo. Quando a neve começa a derreter, as ruas ficam sujas e molhadas, e você traz tudo isso grudado nas botas para dentro de casa. O humilde hall de um metro quadrado que tenho fica cheio de água suja, neve, pedras, gravetos…

Os frutinhos, as flores e tudo o mais que é verde desaparece.

Esta é a floresta urbana onde, ano passado, fui refletir sobre a vida e abraçar árvores:

Este é o ponto de ônibus (busshållplats – busrôulsplats) onde sempre pego o ônibus para a universidade:

Aqui já é o centro da cidade, a avenida Vasavägen (vóssavéguen):

Aqui já é outra parte, também perto do centro:

O inverno é lindo, mas duro. Especialmente para quem não é sueco, ele deixa todas as atividades simples do dia a dia mais difíceis. Um pequeno ato falho, como esquecer o gorro, e as orelhas congelam e os ouvidos dóem como quando era criança e passava cinco horas seguidas dentro de uma piscina. Colocar roupas para sair, o que normalmente deveria levar 30 segundos, demora 10 minutos, devido às inúmeras camadas e 20 meias-calças uma sobre a outra. Há dias em que parece não estar tão frio, mas aí o vento bate…

Anúncios

7 comentários sobre “Cenas do inverno sueco 2011-12 I

  1. Pingback: Cenas do inverno sueco 2011-12 II « ✈

  2. Ai tadinha: “Há dias em que parece não estar tão frio, mas aí o vento bate…”, posso imaginar. Pude sentir um pouco desta sensação no Chile… Adorei as fotos, algumas parecem cartões postais 😀

    Curtir

  3. Estou muito curiosa para saber como andam seus cursos, e espero que vc esteja gostando.
    Aqui no Brasil deu muito no jornal como o inverno na Europa estava sendo cruel este ano…espero que por aí esteja ao menos suportável. Que diferença da Tailândia, hein?

    Curtir

    1. Olha, o povo comentou por aqui que o inverno foi, na verdade, mais ameno. Eu “perdi” parte dessa inverno quando estava viajando. Ainda assim, pegamos uns dias como esse do post, frios brancos. Mas este ano não se compara aos dois últimos, tem sido muito melhor.

      Curtir

  4. Pingback: A neve e eu |

  5. Pingback: Fim da fase Linköping |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s