Viajando de trem pela Índia

Trens são uma das melhores maneiras de se viajar pela Índia, é econômico, rápido e uma boa escolha em termos ambientais. É claro que há complicações por lá: os trens são meio sujos, por vezes não há assentos nas estações – fato importante, pois muito frequentemente os trens atrasam.

Cada “cabine” tem três camas como as de baixo. A do meio a de cima ficam recolhidas durante o dia. Quando anoitece, todos têm uma cama para dormir. Viajei nas classes mais baratas e comprei sempre tíquetes com antecedência. É uma dor de cabeça não ter passagens. Os vagões para quem não comprou passagens com antecedência são superlotados – do tipo que você viaja em pé sendo encoxada por horas. Isso aconteceu conosco, então aconselho a comprar passagens um dia antes pelo menos.

Os trens indianos por dentro
Corredor

Há vários ambulantes pelos trens vendendo um pouco de tudo e oferendo serviços distintos – inclusive crianças fazendo acrobacias e muitos, muitos pedintes. Junte umas moedas. Há também os vendedores de samosa. Tudo bem que elas estão embrulhadas em jornal dentro de uma caixa de papelão, mas não deixe de experimentar. São gostosas. Às vezes estão velhas, preste atenção se a caixa está cheia – sinal que estão frescas.

Engraxate
Ambulante
Passageiros descansando

Aqui se trata de uma viaja entre os estado de Bengala Ocidental, onde Calcutá se localiza, até Bihar, onde fica a cidade de Bodhgaya.

Plataforma de estação de trem
Pequeno comércio em estação de trem

Vistas da janela do trem de Calcutá a Bodhgaya

Muitos e muitos campos de arroz:

Pessoas na estações (os trens geralmente fazem várias paradas):

Faxineira de banheiros

Provavelmente comércio ilegal de aves silvestres

Mais campos de arroz e trabalhadores. As pessoas desenvolvem, entre outros, sérios problemas de coluna por trabalharem nessa posição a vida inteira. Alguns ficam corcundas mesmo.

As monções ainda estavam por lá.
Anúncios

4 comentários sobre “Viajando de trem pela Índia

    1. Olha, Carol, vai ter muitos posts assim ainda, cenas reais da vida por lá. Por isso que escolhi fazer os posts assim, “cenas de X”. Acho que eu nem preciso escrever muito para mostrar o que eu vi por lá, né? As fotos já mostram por si só.

      Curtir

  1. Com certeza esta nova série de posts já começou conseguindo retratar realmente as “cenas” que você viu por lá. As fotos ficaram ótimas, acredito que você pode, futuramente, seguir para outro caminho: a fotografia. Percebo muita sensibilidade nas cenas que retrata. beijos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s