Comidas estranhas de uma Páscoa sueca

O clima do dia anterior permitiu uma longa caminhada, mas quando acordei no dia seguinte, o mundo havia mudado:

Mas era Páscoa e isso lembra comida.

Os suecos têm um gosto peculiar para comida quando se compara ao que os brasileiros estão acostumados a ver na mesa. Isso é bastante óbvio no dia a dia, mas ainda mais em comemorações que envolvem mesas postas, como o Natal e a Páscoa. Os feriados podem ser já difíceis de se aturar com a família, hehe. Imagine sem. Eu nunca entendi essa tristeza que as pessoas dizem sentir nos feriados, sempre achei que fossem dias como qualquer outro para quem está longe, mas acabei percebendo que nunca me sinto muito bem nos feriados por aqui. O fato de não se encontrar aquela comida familiar e gostosa que é tudo o que você quer na mesa de Páscoa/Natal só piora o quadro. Parece que um sentimento específico dessas datas não está lá.

Enfim, de volta aos suecos, as comidas tradicionais são um tanto exóticas aos olhos dos brasileiros. Peixe fermentado? Peixe podre? Peixe em conserva? Para comer com molhos à base de leite e ovo cozido? Acompanhado de uma bebida parecida com vodca? É, foi assim o almoço do sábado antes da Páscoa:

Mesa sueca de Páscoa

Houve o tradicional momento “vamos pintar ovos e depois atacar uns aos outros”. Primeiro há uma competição velada de quem pinta o ovo mais legal. Depois um parceiro é escolhido e as duas pessoas vão bater os dois ovos um no outro com jeito. O objetivo é atacar o outro, mas sem quebrar o ovo, que está cozido. Eu e minha brutalidade já é história por aqui, e no ano passado meu ovo se esmigalhou todo em cima do Erik devido à força com que eu ataquei o ovo dele com o meu. Este ano, competi com um primo do Erik e o meu ovo quebrou de novo, mas pelo menos a sala não ficou cheia de pedacinhos de ovo cozido desta vez.

Meu ovo 2012

Eu tenho que ser chata e deixar claro aqui que, se eu pudesse escolher, não haveria tal atividade. As galinhas sofrem muito em fazendas para botar ovos. Mas os ovos estavam lá e a família também.

Comidas estranhas:

Janssons frestelse

Prato típico de datas festivas. A receita original é um gratinado que leva batatas, creme de leite, leite e anchovas. Uma das tias do Erik fez uma versão vegetariana só para mim, com azeitona preta e tomates secos, estava muito gostoso.

Janssons frestelse versão vegetariana

Arenque em conserva (inlagd sill)

O sill é um tipo de arenque. Aqui há várias versões em conserva.

Arenque em conserva (inlagd sill)
Outra versão de inlagd sill

Para acompanhar, schnapps, álcool típico sueco. Há vários sabores. Eu gosto. Ano passado trouxe uma caixa dessas para o meu pai e nos divertimos bastante tomando shots junto com o Erik.

Caixinha com várias miniaturas de sabores distintos
Cerveja sueca e schnapps sueca
9 comentários sobre “Comidas estranhas de uma Páscoa sueca

  1. valhernandorena

    Bem diferentes mesmo as comidinhas, hein… A coisa q parece mais gostosinha é o gratinado de batata mesmo.
    Adorei o protesto pelos ovos.. hehe… Tadinhas das galinhas! Isso me lembra… Fuga das galinhaaaaas!! EEEE

    Curtir

  2. Bacana conhecer o feriado de Páscoa aí na Suécia. As comidas são bem diferentes, e diria eu que não iria gostar nada. Muito leite e creme de leite…
    Achei legal o manifesto com os ovos, deve ser um momento bem engraçado! E qual deve ser a origem e o porque deste costume? O que quebra significa o quê? E o que não parte?
    Faltou fotos sua e do Erik! E do momento dos ovos, claro!!!
    Bonitas fotos da paisagem agora com neve.

    Curtir

    1. Eu sei que você não iria gostar muito, é difícil para mim também.
      Só para deixar claro, hehe, eu não protestei em favor das galinhas lá. Só escrevi aqui no post que elas sofrem.
      Eu não sei a origem da brincadeira, mas deve ser tradição. O que sei é que quem não quebra é o vencedor.

      Curtir

      1. valhernandorena

        HAHAHA! Já pensou vc protestando bem na hora dos ovos? hehe… Algo como (em sueco): “Gente, desculpa, para tudo, eu preciso falar”… hehehe

        Curtir

Deixe um comentário

