Lasanha de Beringela

Mais um episódio meio desastroso da cozinha maravilhosa da Camila.

Achei uma receita de lasanha de beringela, sem massa, apenas as lâminas de beringela no lugar do macarrão. Desde que descobri que amo cozinhar, sempre fico de olho em receitas novas, salvo vários links na minha conta do Delicious (os links estão no menu à direita). Bem, a receita está aqui.

Eu sou do tipo que gosta de mudar a receita, para o bem e para o mal. Às vezes é porque acho que vai ficar mais gostoso, mas em outras ocasiões é porque tenho preguiça de calcular direitinho. Eu acho chato medir e calcular tudo – como os suecos – e acredito que vai dar certo se eu tiver uma vaga ideia do quanto determinada receita leva de ingredientes. Por isso que  esta deu meio errado.

Comecei mudando os ingredientes. Vamos a uma comparação da receita original e a versão a la Camila:

Ingredientes

  • 4 berinjelas médias, cortadas em rodelas finas

Cortei duas beringelas grandes em fatias tão finas quanto papel. A terceira usei mais adiante.

  • 4 colheres (sopa) de azeite

Usei azeite em abundância. Azeite é algo com que não se pode ter restrições.

  • 200 g de mussarela de búfala (ou normal) ralada

Usei queijo amarelo gouda em abundância.

  • 2 xícaras (chá)de molho de tomate pronto

Eu fiz o meu próprio molho usando 3 latas de tomates pelados e mais uma porção de ingredientes. Ficou mais aguado que molho industrializado.

  • 2 bolas médias de mussarela de búfala, cortadas em fatias

Mais queijo gouda.

  • Folhas de manjericão fresco a gosto

Eu não tinha. Usei cebolinha.

  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Traduzir é complicado. Pimenta-do-reino é um termo vago. Tem vários tipos. Eu escolhi a pimenta branca.

Ingredientes extras

Temperos:

Orégano, manjericão seco, loro, pimenta branca e cebolinha

O chorizo é vegetariano, da marca Hälsans Kök.

Modo de preparo

Antes de começar a receita original, fiz meu próprio molho. Refoguei o choriço.

  • Em uma assadeira, espalhe as rodelas de berinjela e pincele com azeite.

Eu joguei tanto azeite na beringela! As rodelas sugavam o azeite e ficavam secas tão rapidamente, que eu não podia fazer mais nada, a não ser jogar ainda mais.

  • Leve ao forno quente  (200°C), preaquecido, por 15 minutos ou até dourar. Retire do forno e reserve.

Pois bem, eu abri o forno algumas vezes, a temperatura caiu (o fogão acende uma luzinha aqui se a temperatura muda) e as beringelas não ficaram douradas. Ao contrário, grudaram na forma, pois as fatias eram muito finas.

Grudou.
  • Em uma travessa refratária, espalhe colheradas do molho e faça camadas de berinjela, mussarela ralada, um pouco de molho e folhas de manjericão.

Eu reparei que a beringela encolheu e seria muito pouco. Tive a fantástica ideia de cortar a terceira beringela e nem assá-la, mas sim colocar as fatias frescas diretamente na montagem da lasanha.

Beringela fresca

  • Termine com as rodelas de mussarela de búfala. Leve para assar em forno quente (200º), preaquecido, por 20 minutos ou até a superfície começar a dourar. Retire do forno, decore com um galho de manjericão e sirva.

Mesa posta com uma das toalhas novas que minha mãe trouxe de Portugal:

O Pituti assistiu tudo:

Ao sair do forno:

Lasanha de beringela

Ficou bonita e até gostosa, mas o erro foi ter colocado a beringela fresca. Esse legume solta muita água, então o molho ficou aguado no fundo do prato. Foi a segunda tentativa, com uma receita diferente. Vamos ver se acerto na próxima. O Erik gostou.

14 comentários sobre “Lasanha de Beringela

  1. carolinecunha

    Adooooooro posts só de culinária, como se fosse realmente um site qualquer onde buscamos receitas.
    Adoro as fotinhos que vc tira, mostrando tudo, os ingredientes, prato-antes, prato-depois, a cozinha…. Mas se quiser, mostre ainda mais, tente tirar alguma com vc na montagem.
    Na aparência, parece ter ficado bem gostosa, estava bem dourada por cima e o queijo bem derretido, mas consegui imaginar aquele aguaçeiro vermelho-claro embaixo do prato só pra irritar…hahahaha!
    A mesa estava uma graça! O Pituti lindoooo, o inclua mais em todos os posts de culinária. Logo, vc será a nova Ana Maria Camila Azevedo Braga e Loro Pituti José! :)))))))

    Curtir

    1. Sabe, Carol, fica difícil tirar fotos de mim mesma, pois aí tenho que chamar o Erik. Muitas vezes ele está ocupado, estudando ou jogando. Mas vou tentar! Outro dia tirei fotos de plantinhas que eu andei plantando e pedi para o Erik tirar fotos de mim. Você vai ver logo aqui.
      Então, ficou gostosa, mas foi isso mesmo!!! Ficou aquele mar de molho vermelho claro no fundo do prato, só para irritar! Hehehe, nunca fica como a imagem que temos na cabeça.
      O pituti logo logo ganhará um post só para ele. 🙂

      Curtir

  2. valhernandorena

    Adorei o post. A lasanha parece maravilhosa, se você tivesse só postado a foto dinal e falado que tinha saído perfeita, com certeza todos acreditariam… hehe… Adorei a toalha de Portugal, uma gracinha, adoro essas coisinhas de casa!! Bjos!

    Curtir

    1. Quando eu estive aí da última vez, minha irmã, o Peterson e a minha mãe me encheram dessas coisinhas de casa. Vou postando aos poucos, para eles verem que estou usando tudo por aqui.
      Beijão!

      Curtir

          1. Hehehe, verdade! Eu me cortava tanto com as facas, principalmente no começo hehehe…
            Adorei a ideia! Vou colocar em pratica, muito fofo. Preciso comprar umas duas canequinhas metálicas então. Ficou uma graça com alho.

            Curtir

  3. Rejane Freire

    Quase morri de rir com esse post!:) Deve ter sido uma aventura fazer esse prato! Quando vc disse que tinha cortado a beringela finissíma imaginei na hora que elas iriam desaparecer.O bom é que você não ensina como fazer ,mas sim o que não devemos fazer hihi ( foi só uma brincadeira,não se zangue).
    Espero que post mais receitas vegetarianas,pois estou aderindo ao vegetarianismo e as vezes é um pouco dificil ser criativa nesse tipo d comida. Vou tentar fazer essa receita e depois te falo como ficou. Háaa já que seu Erik nao pode fazer fotos suas cozinhando, q tal você mesma fazer seu vídeo na cozinha? Acho que seria uma boa pedida,o que vc acha?
    Bjoss

    Curtir

    1. Hehehe, boa ideia!
      Olha, tem muita coisa vegetariana para fazer. Quando você começa, não acaba mais. É só entender que, na verdade, não é uma limitação, mas uma adaptação. Você tem que adaptar receitas, além de tentar conhecer novas “cozinhas” de outros países (asiática é uma maravilha para pratos vegetarianos).
      Que legal que está aderindo, você vai ver que se sentirá muito bem, mais leve, poupará os animais e ainda manterá o peso bem mais fácil. Procure sempre receitas online. Minha mãe me enviou um livro super básico que ela comprou em uma livraria, acho que se chama “Receitas Vegetarianas” (dã).
      E sempre vou aproveitar para postar o que NAO se deve fazer, minha cara huahauhau…

      Curtir

  4. A cara ficou muito boa! E tenho certeza que ficou gostosa também, pois era de berinjela!Eu amo berinjela!!!! Lembra da minha torta de berinjela? Adorei o seu “porta talheres” não sei se é assim que chama! beijos.

    Curtir

  5. Pingback: Os números de 2012 «

  6. Pingback: Os números de 2013 |

Deixe um comentário

