Plantando em casa: glamour zero

Há várias revistas de moda, receitas, decoração, jardinagem etc que glamorizam a vida doméstica, mais precisamente, a vida da dona de casa. As fotos são sempre lindas, as casas são perfeitas… Nada dá trabalho, nada faz sujeira, tudo é muito fofo e glamouroso.

Pois bem, há algumas semanas atrás finalmente decidi enfrentar um dos itens da minha lista de coisas a fazer este ano: plantar temperos. O objetivo é bem mais amplo do que eu de fato acabei fazendo. Na verdade, eu quero plantar vários tipos de ervas, temperos e outras plantas comestíveis: cebolinha, capim limão, coentro, salsinha, scallions (não sei o nome em Português), tomate, tomilho, manjericão e alecrim. No final das contas, acabei plantando apenas cebolinha e flores, pois já tinha esses saquinhos com sementes há um bom tempo. As sementes das flores foram lembranças do casamento da Day. Também consegui transferir uma das duas plantas grandes que tenho para um outro vaso decente.

Primeiro, tem que planejar, ler as intruções. Depois colocar a mão na massa, ou seja, na terra.

Glamour zero. Trabalho duro. Muita sujeira.

Esta é a planta que ganhou um vaso novo:

E estas são as que, de fato, plantei:

Cebolinha (gräslök em sueco)

A cebolinha já brotou, super fácil. Mas nada de flores até agora, Day.

Amor-perfeito

As outras ervas que vivem na janela da cozinha foram compradas.

Tomilho (timjan em sueco)

O tomilho foi das melhores surpresas ultimamente. Comprei para fazer um macarrão e a receita pedia tomilho. Sempre que eu comi algo mais “italiano”, havia um gosto delicioso que eu não sabia do que era. Taí, é tomilho! Amo.

Manjericão (basilika em sueco)

Estou super feliz pelo manjericão. É a primeira vez que está tão bonito, vistoso, crescendo. Já havia comprado outros vasinhos, mas o manjericão sempre morria rápido.

Alecrim (rosmarin em sueco)

O alecrim fresco também foi outra boa surpresa na cozinha maravilhosa da Camila.

Com um pouco do alecrim, do tomilho e louro, fiz um azeite especial:

Ficou uma delícia.

Anúncios

10 comentários sobre “Plantando em casa: glamour zero

  1. carolinecunha

    Adorei o título do post! “Glamour zero” haha! Sabia que adoro estes posts sobre o dia a dia? Coisinhas da casa, atividades do lar, e cotidiano.
    Mas só vc mesmo Camila, pra fazer tanta sujeira, só porque está usando um pouco de terra!!! As fotos com as caras que vc faz de “to perdida” são engraçadas. Dei risadas de verdade.
    Olha….todas as suas plantinhas estão lindas! Bacana conhecer cada vasinho, achei esta idéia de plantar seus próprios temperos em casa, uma super idéia. Pretendo fazer o mesmo =) Até a do vaso grande está super cheia, brilhosa.
    O azeite que fez parece bem espesso, com uma boa cor, já deve ter absorvido o sabor das folhas. Confesso, que nunca um dia sequer, imaginei que vc se tornaria uma dona de casa tão cuidadosa e criativa…

    Curtir

    1. HAHAHAHA! Cuidadosa nem um pouco! Criativa até que sim, mas nem um pouco cuidadosa. Enquanto fazia o azeite, o chão da cozinha estava um sebo de sujo, hehe… Eu adoro essas coisinhas de casa também, mas não muito limpar a casa.
      Faca o mesmo sim na sua casinha, que por sinal será linda.
      O azeite ficou assim mesmo, um pouquinho mais espesso, pegou bem o sabor das ervas, mas não em excesso. Adorei e é super fácil, leva um minuto para colocar as plantinhas na garrafa e, depois, o azeite.
      Beijão!

      Curtir

  2. Poxa vida só as sementes de amor-perfeito não brotaram :(. Parabéns você está cuidando muito bem das suas plantinhas, elas estão lindas! Eu também estou num processo de dar mais vida a minha casa. Mas, por enquanto estamos apenas com uma flor da fortuna que ganhamos de uma amiga… hehehe. Adorei o post, realmente na hora de colocar a mão na massa não há muito glamour nas atividades domésticas. Beijos.

    Curtir

    1. Hahaha, Day agora pode comentar com muita propriedade, né? Hehe, não há glamour mesmo, mas muitas vezes é gostoso, né?
      Aliás, sei que estou “devendo” uma conversa online. 😦 A questão é que agora eu derramei limonada no pc e ainda não sei o estado em que vai ficar. Estou comentando aqui pelo computador do Erik, mas sabe como é, muito concorrido (ele estuda, joga poquer, tudo no computador). Um desastre. 😦

      Curtir

  3. Rejane Freire

    Pra variar um postzinho mara!!hihi
    Penso que os afazeres de casa as vezes podem ser fatigantes, mas q são uma terapia,são! E ficar suja e suada ( no caso de quem mora em Fortaleza q é bem quente) faz parte. Imagino que depois d ver seus vazinhos e plantinhas organizados, todo esforço valeu a pena.Só uma curiosidade: quando você viajar, quem ficará cuidando delas? Adorei tb o azeite com ervas finas,tão prático e saudável d fazer em casa e tão caro no supermercado! Deixo uma dica d fazer um azeite com varios tipos d pimenta ( se gostas).
    Esse post me fez lembrar que também gostaria de ter plantinhas em casa, só me falta criar coragem e colocar a mão na massa tb,ops, na terra!:)

    Curtir

    1. Oi Rejane!

      Tudo bem? Que bom ver você por aqui novamente. 🙂

      Ainda não sei quem vai cuidar das plantinhas, mas talvez uma ou outra amiga que tenho por aqui.
      Verdade, quando tudo está pronto, vemos que vale a pena. É muito gostoso ter vasinhos em casa, você deveria tentar também. Especialmente temperinhos. Você vai gostar de por a mão na terra, faz a gente se sentir super produtiva.
      Quero fazer, sim, com pimenta. Adoro! Quais que eu coloco?

      Curtir

  4. Pingback: Retrospectiva 2012 II «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s