Apresentando Ålesund, ou a vista da fjellstua

Finalmente um post mais atual sobre o momento em que estou vivendo agora. Retroblogar cansa um pouco, mas ainda faltam umas cinco cidades indianas que quero mostrar, então aguentem firme.

Também há esta linda cidade norueguesa que quero mostrar: Ålesund, onde moro já há um mês e uma semana. Em post anterior, foi a apresentada a casa e as ruas do quarteirão, mas hoje trago a cidade em si, vista do topo da casinha da montanha, isto é, fjellstua em norueguês.

*Nota oportuna: eu entendo uns 70% de norueguês e consigo me comunicar bem com as pessoas daqui. Isso me surpreendeu bastante, pois eu e Erik pensávamos que teríamos dificuldades. Quem as têm, na verdade, são os suecos, hihi…

Essa montanha, acho que está mais para monte, fica atrás da rua onde moro e é uma atração turística certa para as centenas de visitantes que chegam diariamente à cidade, à bordo de navios gigantescos.

Rua de trás, em frente a um parque. As casinhas aqui são lindas:

Parque infantil e o monte atrás, onde fica a casinha no topo. Na verdade, a fellstua é um ponto de observação onde também há um café.

A fjellstua fica no topo.

O tempo estava bem encoberto, muito vento e temperatura de 13 graus. Este é o verão de Ålesund, incluindo muita chuva.

Verão

Essa é a subida até a fjellstua:

Área onde moro:

Mais precisamente, aqui:

Vista da região
Fiordes ao fundo

Fiordes
Vista da cidade

Ålesund
Fjellstua

É no centrinho de Ålesund onde vou passear quando estou de folga. Essa visita à fjellstua foi justamente isso. Eu estava de folga na quarta passada (25.07), assim decidi subir o monte e depois fui a um café. Fui sozinha mesmo, pois o Erik estava trabalhando.

Centro de Ålesund

Ålesund recebe navios de cruzeiros todos os dias e muitas vezes, eles são gigantescos, como o Caribbean Princess abaixo. “Miljonärer” (milionários) é a palavra que eu e Matilda, residente da casa, mais repetimos por aqui.

Caribbean Princess no cais de Ålesund

Quando os navios gigantes partem, toca-se música clássica, a cidade inteira ouve. La la land.

Caribbean Princess deixa Ålesund ao som de música clássica

27.07.12

11 comentários sobre “Apresentando Ålesund, ou a vista da fjellstua

  1. Adorei finalmente, conhecer bem a região onde vc está morando. E que cidade linda é Alesund! Que beleza, que organização, estrutura, nota-se mesmo com as poucas e distantes fotos.
    Ah, uma coisa que coincidiu é que, enquanto eu lia este post, estava ouvindo: A-Ha – Hunting High and Low, super combinou… eles são Noruegueses!!!
    A sua foto ficou ótima, só pareceu um pouco “japonesinha” nos olhos, hahaha e o casaquinho pouco deu pra notar que é aquele lindo cinza da H&M que me mostrou. Mas vc estava linda!
    É muito gostoso fazer estes passeios à tarde sozinha…ir andar, tomar um café…adoro fazer isso!
    Imagino vc com sua amiga nova, toda hora se referindo a coisas e fatos daí com: Miljonarer! Hahahahhaha

    Curtir

    1. Hehehe, o A-Ha é norueguês mesmo. Acho que foi uma das primeiras coisas que ouvi por aqui, tocou no rádio se não me engano. Eu fiquei assim japonesinha porque esqueci de passar rímel. Veja a diferença que faz. E estava com pouca maquiagem escura, aí fiquei assim. Esse é o casaquinho H&M que eu te mostrei mesmo. Adoro, dá para fazer um estilo navy, principalmente aqui em Ålesund uahuaha…
      Eu amo esses passeios à tarde. São minha prioridade quando fico de folga. Ponho uma roupa bonita, das melhores que trouxe mesmo, me embelezo e saio.

      Curtir

  2. Camis, mto fofa a cidade! Parece de filme inglês, tudo certinho, limpinho….imaginei vc tomando o chá das 5h com as novas comadres norueguesas hahahah Luxo! (essa palavra eu uso bastante aqui)

    Curtir

  3. Pingback: O cais de Ålesund «

  4. Pingback: Trabalho de verão na Noruega «

  5. Pingback: Retrospectiva 2012 II «

  6. Pingback: Última viagem de 2012: os Ents de Sälen |

Deixe um comentário

