Hoje é Black Friday… Não, é Buy Nothing Day!

Ontem foi o dia de ação de graças nos Estados Unidos e a sexta subsequente é o Black Friday, o dia de consumo desenfreado, quando as grandes redes dão descontos enormes para impulsionar o consumo nesta época do ano – as compras de Natal. As pessoas vão à loucura, há violência, é o consumo em estado puro. O Black Friday já se espalhou para o resto do mundo e para a internet. Eu já recebi pelo menos uma meia dúzia de e-mails com promoções. Black Friday já chegou no Brasil também, como algo que está sendo forçado a virar um “costume” nosso:

Folha de São Paulo: ‘Black Friday’ brasileira dá descontos de até 75%

Eu já tinha tocado neste assunto aqui.

Ativistas anti-consumismo proclamam um outro dia. Captaneados por Adbusters, o Buy Nothing Day acontece no mesmo dia do Black Friday nos Estados Unidos e no último sábado de novembro em outros países. A ideia mais básica é passar um dia sem comprar nada e ver como nos sentimos, talvez ter uma epifânia que nos leve a um outro modo de vida. Em termos menos românticos, é uma tentativa alerta para a questão do consumismo e suas implicações.

Hoje eu não vou comprar nada.

 

8 comentários sobre “Hoje é Black Friday… Não, é Buy Nothing Day!

  1. Todo mundo precisa de uma “desculpa” para consumir, acho que até já comentei isso aqui. Aquele falso desejo de necessidade, sempre está presente… Hoje, para muitas pessoas, é um exemplo disso.

    Curtir

  2. Pois é, aqui na Inglaterra não tem Black Friday mas a Amazon teve promoções online. Eu dei uma olhada por curiosidade e nem achei tão barato. Não comprei nada na sexta, mas tenho que admitir que acabei comprando algo que eu queria há 2 anos que estava em desconto no sábado, lentes para minha câmera =))
    Aqui na Inglaterra tem o “boxing day”. Eu não quero me render ao espírito consumista mas tenho que dizer que nesse período ‘broke’ da minha vida haha, vou esperar até depois do natal pra comprar algumas coisas que preciso pq vai estar muito mais barato.

    Curtir

    1. Não tem época melhor para comprar coisas de que a gente precisa (ou não) do que depois do Natal, em janeiro. Tudo é tão mais barato. Ninguém tem dinheiro, então há sempre promoções. 🙂
      Tá muito broke?

      Curtir

      1. Eu tava no começo do mês antes de ser paga. Zerei minha conta corrente mas ainda tinha uma grana na minha poupança. E sempre tenho minha conta brasileira em caso de emergência mas ainda assim foi um susto quando vi a conta zerada pq não me dei conta de quanto dinheiro tive que gastar mês passado.

        Curtir

  3. Aqui no Brasil teve mta divulgação do Black Friday, mtas lojas entraram em promoção e a mídia chamou mta atenção para o assunto.
    Mas o que aconteceu foi um vexame. As lojas colocaram descontos baixíssimos (como de 20%) e as pessoas foram iludidas achando que estavam fazendo um bom negócio. Pior ainda, mtas empresas foi notificadas pelo Procon, pois aumentaram os preços na quinta, para na sexta dar o “desconto Black Friday”, voltando para o preço inicial. Uma vergonha.
    Acho até interessante esta data (nos USA, claro), para as pessoas conseguirem comprar o que estavam querendo a algum tempo mas não tínham o $. O problema é o exagero, a data virou uma coisa insana e as pessoas acabam comprando mtas coisas que nem precisam.
    Achei um pouco curioso esse “Buy nothing today” pois parece que isso seria um esforço para as pessoas…..tem vááááários dias que eu não compro nada, será que para algumas pessoas isso é algo incomum????

    Curtir

    1. Não sei, talvez seja. Eu também não compro nada em vários dias. Na verdade, compramos algumas coisas sem perceber, como uma passagem de ônibus, por exemplo. Eu acho que o Buy Nothing Day é um dia para consumo 0 mesmo.

      Essa história de as empresas brasileiras aumentarem os preços no dia anterior é uma piada. Tem que acionar o Procon mesmo.

      Curtir

  4. Haahahahhaahahahahahahahahahahahahahahahahah… Amei depois de todo e todo texto, vc escrever assim: “Hoje eu não vou comprar nada”.
    Mas acho um absurdo alguém não conseguir passar um dia sequer, sem comprar alguma coisa….eu passo vários!

    Curtir

Deixe um comentário

