A Universidade de Coimbra

Mais um passeio em Portugal: desta vez fui com meus pais a Coimbra:

Eles queriam muito me mostrar a Universidade de Coimbra. A cidade tem 143.396 habitantes e é a mais antiga do país, assim como a universidade, sua marca registrada. Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é também uma das mais antigas da Europa. Escritores hoje clássicos da literatura portuguesa estudaram lá: Eça de Queiroz, Antero de Quental, Camões, Almeida Garrett, Gregório de Matos, Tomás Antônio Gonzaga e outros. Quem já leu algum deles? Eu já li “O Primo Basílio”, de Eça de Queiroz, gostei muito. O sociólogo Boaventura de Souza Santos também estudou em Coimbra. Aqui há uma lista dessas pessoas.

Universidade de Coimbra:

DSC09882

Os estudantes têm que usar uma roupa super tradicional, o traje acadêmico:

Capa e Batina em Portugal é considerado o uniforme académico do estudante da Universidade de Coimbra. Deriva das vestes eclesiásticas e, desde sempre, é composto pela batina e capa.

[…]

A “capa e batina”, também apelidado de “traje académico” nas Universidades do país (à excepção de Coimbra no qual se mantém o nome “capa e batina”), é composto por uma batina, que foi reduzida a uma casaca (copiada das vestes burguesas), colete, gravata preta, camisa branca, calças simples, sapatos simples, e por uma capa, que deverá tocar no chão, quando colocada sobre os ombros, sem dobras. Esta é a indumentária reservada aos homens, que também podem usar um gorro simples, sem borla. As senhoras, em vez da batina, usam um casaco pela cinta, uma camisa branca, uma saia travada e abaixo do joelho, meias compridas, pretas e não opacas, sapatos pretos e clássicos, e uma capa igual à dos homens.

As origens do traje académico masculino remontam ao século XVI, embora o actual modelo provenha das vestes burguesas de finais do século XIX e inícios do XX, quando estas substituíram o traje talar.

Logo que chegamos ao campus, vimos vários estudantes com o traje.

Estudantes com o traje acadêmico
Estudantes com o traje acadêmico
Paço da Universidade de Coimbra
Paço da Universidade de Coimbra
DSC00954
Eu e minha mãe, bem pequeninas na foto
Portal da Capela de S. Miguel
Portal da Capela de S. Miguel

DSC09891

A universidade tem um feeling bem legal em certas partes, deve haver muitos programas interessantes para se estudar.

DSC09894

Depois da visita à universidade, passeamos um pouco pela cidade:

DSC09910

Imagem2218

DSC09906

DSC09907

DSC09896

Mais insatisfação em Coimbra:

DSC09880

Anúncios

7 comentários sobre “A Universidade de Coimbra

  1. Vou dizer que depois da sua descrição, fiquei decepcionada com a foto da Universidade de Coimbra, achei que ia ser um super prédio. Mas aí mais pra baixo tem outra foto que mostra um outro lado e ângulo e aí vi que eu estava errada. Muito legal!
    Mas esse uniforme não dá né? haha
    Adoro esses becozinhos, me lembram a Itália e Mônaco.

    Curtir

    1. Uma das coisas que mais gostei em Portugal foi dos becozinhos. É mais ou menos o mesmo estilo nesses países mediterrâneos, acho.
      Quanto à universidade, ela é enorme. Eu não tirei muitas fotos, coloquei só as que tinha mesmo. A primeira foto mostra apenas um dos prédios das muitas faculdades. Tem um jardim botânico também, é bem legal. Agora, sim, concordo, esses uniformes… não dá! É uma super tradição do clero elitista que tem que ir para a lixeira da História.

      Curtir

  2. Este passeio em família foi bem cultural, imagino que deve ter sido daqueles que, tem que se estar bastante disposto a andar. Muito lindo conhecer todos estes arredores de Coimbra, e a Universidade que é tão antiga e belíssima. Na verdade, gosto muito de saber que ainda se mantém o costume das vestes tradicionais.
    Adorei a última foto, que por óbvio ficaria de final no post, por se tratar de um blog da “Camila”. E amei a foto do “capitalismo”.

    Curtir

  3. Conrado com a Carol sobre a frase do capitalismo, mto boa!
    Mais legal ainda foi seu comentário sobre os trajes – lixo da história – sua cara! E concordo plenamente rsrs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s