A praia e o Rio Douro

Este é o último passeio em Portugal que mostrarei aqui. Meus pais me levaram a mais uma praia muito bonita, mas eu não me lembro o nome. Já procurei na Internet e nada. Perguntei ao meu pai por e-mail, mas ele só respondeu sobre a margem do Rio Douro, à qual também mostrarei mais adiante. Assim, fica sendo “a praia que vem antes da margem norte do Douro”.

A praia era bem bonita, o mar bem azul e profundo. Deu para perceber que a água devia estar um pouco gelada, pela cor, pela espuma, pela braveza.

DSC01020

DSC09936

DSC01018

DSC01016

Muitas pedras, ondas batendo e gaivotas. Eu adoro gaivotas.

DSC09940 DSC09935

DSC09945

DSC09948

Paramos para tomar algo neste bar gostoso. Eu bebi água mesmo.

DSC01014

DSC09944

Ao seguir o caminho abaixo, chega-se à margem norte do rio Douro, onde há a ponte da Arrábida.

DSC09947

Por que o nome Douro? Wikipedia:

Versões populares para a origem do seu nome são várias. Uma delas diz que provém do celta dur (água)[1]. Outra diz que, nas encostas escarpadas, um rio banhava margens secas e inóspitas. Nele rolavam, noutros tempos, brilhantes pedrinhas que se descobriu serem de ouro. Daí o nome dado a este rio: Douro (de + ouro). Já outra versão diz que o nome do rio deriva do latim duris, ou seja, ‘duro’, atestando bem a dureza dos seus contornos tortuosos, e das paisagens que atravessa, nomeadamente as altas escarpas das Arribas do Douro, no trecho Internacional do rio, entre Miranda do Douro e Barca d’Alva (Figueira de Castelo Rodrigo). A derivação por via popular do seu nome sugere romanticamente uma ligação a “Rio de Ouro (D’ouro)”, mas tal não tem aderência histórica.”

Margem norte do Rio Douro, Porto
Margem norte do Rio Douro, Porto

Bem que aqui parece d’ouro mesmo:

DSC09954
Rio Douro

Termina aqui a viagem por Portugal. Próximo destino: Escócia.

7 comentários sobre “A praia e o Rio Douro

    1. Eu tinha acabado de fazer uma escova progressiva leve em Los Angeles, então esse cabelo liso era o efeito da chapinha que eles fazem no final. É legal dar uma mudada, passei uma semana com o cabelo bem liso, mas não via a hora de lavá-lo. Estava sentindo falta de volume, hehe…
      Beijão!

      Curtir

  1. As fotos deste post estão muito bonitas. Em algumas vc está praticamente “modelando” 🙂
    Este parece ser um lugar tão agradável e tranquilo, gostoso de passar um dia bem sereno, no clima de “tarde em Itapoã” 🙂
    Bem contrastante com as próximas imagens de Edimburgo, com um visual predominantemente austero. É complicado digerir todas essas informações? Eu digo isso pq acho q sou um pouco lenta, se eu fizesse esses tours de agência em que a cada dois dias vc está em um novo lugar, talvez não tivesse tempo para absorver as inúmeras imagens que evocam sensações tão diversas e especiais.
    Bjos!!

    Curtir

    1. É, é muito difícil de digerir. Às vezes, simplesmente não estou no lugar, apenas o corpo. Muitas das viagens aconteceram uma após a outra, então parece que tive que frequentemente repetir a mim mesma onde eu estava, o que estava fazendo… Algo assim: “Viu, Camila? Você está em Portugal. Com os seus pais. Bebendo vinho. Na casa da Murtosa.”

      Acredito que você não é lenta, não. É o mundo que ficou muito rápido. Isso provoca um senso de deslocamento e desconexão muito grandes, que não fazem bem para a alma. Adoro viajar, mas ainda não sei nem quando vou conseguir finalmente digerir tudo.
      Beijos! Ah! Obrigado pelo “modelando”, hehe… 🙂

      Curtir

  2. Realmente as fotos deste post estão muito lindas. Amei as fotos com as gaivotas, as do bar muito bacana, e as suas…principalmente a quarta foto. Que bonitaaaaaaaaa 🙂 Como disse a Valéria, acho que vc vem modelando mesmo hein?!? Haha
    A última foto onde faz jus ao nome “D’ouro”, ficou maravilhosa. Ilustrou bem o lugar que estiveram.
    Gosto quando vc tira fotos dos pais 🙂
    Amei seu cabelo assim bem liso e com esta franja lateral, vc sabe…sempre amei e sempre fiz este corte pra mim. Vc, na verdade, também fica muito bem com o cabelo liso, porque sempre que está assim, te acho super linda nas fotos!

    Curtir

  3. Heheheh, obrigada pelos elogios (como sempre ❤ ). O cabelo estava assim bem liso porque eu tinha acabado de fazer uma escova progressiva leve em Los Angeles. Como eles sempre terminam com a chapinha, ficou assim. Eu curti, claro, mas ainda acho que o meu rosto fica muito grandalhão quando o meu cabelo está escorrido. Não combina muito, a não ser quando faço um topete como o da Gwen Stefani, aí, adoro. Eu acho que o seu rosto combina infinitamente mais com o seu cabelo liso.

    Eu nunca me esqueço de uma franja lateral em camadas bem moderna que você teve uma vez e ficou liiiiindo! O seu cabelo estava mais curto também e você ainda não era loira. Lembra?

    Esse look da foto é um dos meus preferidos atualmente.

    Curtir

Deixe um comentário

