Mais turismo: Big Ben e o Palácio de Westminster

Depois de uma visita ao St. James Park e seus habitantes de penas, eu e Erik chegamos a um dos pontos mais turísticos de Londres: o Big Ben, localizado no Palácio de Westminster. Ao pesquisar um pouco sobre o relógio na Wikipedia, descobri algo interessante que imagino poucos sabem:

“Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o famoso relógio do Parlamento Britânico, tão pouco a sua torre. É o nome do sino, que pesa 13 toneladas e que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de sir Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859. Por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamin tinha o apelido de Big Ben. Todos os dias, a rádio BBC transmite as badaladas do sino. O sino foi fundido por George Mears em 1858, media quase 3 metros de diâmetro e pesava 13, 5 toneladas.
No dia 26 de junho de 2012 foi anunciado que a Torre do Big Ben seria renomeada para “Elizabeth Tower” em homenagem à rainha Elizabeth II pelos seus 60 anos de reinado. A cerimônia que oficializou este novo nome aconteceu aos pés da Torre em 12 de setembro de 2012.[1]

O nome do relógio é Tower Clock (Torre do Relógio), e é muito conhecido pela sua precisão e tamanho.”

Então o Big Ben é o sino. Então eu não vi o Big Ben, mas som a Tower Clock, agora chamada de Elizabeth Tower.

Como já expliquei mais de uma vez em inúmeros posts de viagens, eu não me empolgo muito para visitar pontos turísticos, mas os que vi em Londres realmente valem a pena. O “Big Ben” é lindo. Ao caminhar por uma rua próxima, a primeira visão que tive foi de admiração por ver um marco turístico tão celebrado. É aquela sensação de “estou vendo na vida real o que já vi tantas vezes em fotos”. A torre é linda, mais ainda no fim de tarde, como nesse dia. Gostei muito da delicadeza das linhas da torre e do relógio, iluminado este por uma tênue luz verde.

A caminho do Big Ben, na Great George Street, há uma praça. O Big Ben fica logo adiante:

DSC07610

DSC07604

Palácio de Westminster

O Palácio de Westminster, onde fica o  Big Ben como já explicado acima, é extremamente importante para a vida política da Inglaterra:

“O Palácio de Westminster, também conhecido como Casas do Parlamento, (em inglês Houses of Parliament) é o palácio londrino onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido (a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns). O palácio fica situado na margem Norte do Rio Tamisa, no Borough da Cidade de Westminster próximo de outros edifícios governamentais ao longo da Whitehall.”

Essa estrutura me surpreendeu, pois é de fato muito bonita e imponente. Vale a pena de verdade caminhar por essa área, a arquitetura é de cair o queixo. Não poderia ser diferente, já que Londres é a capital de um país que sempre teve muito poder historicamente, e isso se reflete em uma arquitetura imponente. O poder é exercido por meio da distribuição do espaço e arquitetura também, não?

DSC07634

Palácio de Westminster

Finalmente, o Big Ben, ou melhor, a Elizabeth Tower:

DSC07622

DSC07617

Na mesma área, fica a St. Margaret’s Church, pertencente à Abadia de Westminster. Tanto o Big Ben, quanto o Palácio de Westminster e esta igreja são Patrimônios Mundiais da UNESCO.

St. Margaret’s Church

DSC07627

Esta igreja também me impressionou bastante, é lindíssima!

DSC07626

DSC07624

DSC07628

DSC07631

Eu e Erik continuamos o nosso passeio. Cruzamos o rio Tâmisa, vimos o London Eye (a mega roda-gigante)…

DSC07651

… e também encontramos um pequeno café sueco. A Suécia está em todo lugar. Paramos para um café, claro, e falei um pouco de sueco com a atendente. Småland é uma região na Suécia. Significa literalmente “terra pequena”. É onde mora a irmã mais velha do Erik e sua família.

DSC07655

Depois do café, finalmente chegamos aonde queríamos: o Tate Modern, museu de arte moderna de Londres. Na saída, há uma ponte para pedestres que cruza o Tâmisa, à qual mais parece uma passarela em um aeroporto. Muito legal. Vista da ponte:

DSC07670 Londres noturna

7 comentários sobre “Mais turismo: Big Ben e o Palácio de Westminster

  1. Pingback: Noite londrina |

  2. Eu sou uma destas pessoas que não sabia que o o Big Ben é na verdade o sino! Incrível. Acho que nunca li isso em lugar nenhum. Muito legal esta explicação. As construções em torno da Elizabeth Tower são sensacionais. Adorei as fotos. Beijos.

    Curtir

  3. the veggie brunette

    I think it’s ok to be average sometimes, and do typical things: like visit typical touristy places 🙂
    I’ve had very little time when visiting London a couple of years ago, but the jest of it is that you get to see tons of things with a little walk. OK, lot of walk, but anyway, worth having a good walking in that town (I heart London 🙂 )

    Curtir

    1. Yeah, I agree, that’s the feeling I got in London. There’s a lot to do, a lot to see. A lot of walking, but it’s just more fun and beautiful than I expected, it pays off. I hope I can visit this city again soon.

      Curtir

  4. Muito interessante esta informação. Engraçado como apenar de ser um ponto turístico tão famoso, poucas pessoas sabem do verdadeiro nome. Eu também não sabia sobre a mudança no ano passado, mas acho que não vai “pegar” rsrs.
    Eu sei que vc não gosta de fazer os passeios turísticos (eu amo! rs), mas seria quase um pecado não ir ao Big Ben em Londres!! e concordo sobre a arquitetura, o objetivo provavelmente foi demostração de poder, e eles fizeram muito bem. Deve ser mesmo de cair o queixo! Muitas igrejas devem valer a pena visitar, mesmo não sendo pela religião.
    A foto à noite ficou maravilhosa!

    Curtir

    1. Pois é, eu tenho preguiça de pontos turísticos, mas muitas vezes, você se surpreende muito! A minha lembrança mais forte é do Taj Mahal. Eu e o Erik nem íamos visitar, mas como acabamos sendo extras… Como eu iria me arrepender. É maravilhoso!!! Eu gostei muito do Big Ben também. É lindo!

      Curtir

Deixe um comentário

