Guia completo de esqui: nível básico

Este post é o começo de uma tríade que revelará a todos as minhas incríveis habilidades e meu inesgotável talento em um esporte atípico no Brasil: esqui. Três horas de aula no resort de Lindvallen, Sälen, e pronto. Tornei-me mestre neste esporte que nada mais é do que a arte do gracioso deslizamento sobre a neve.

Primeira lição

A primeira lição deste guia começa com algo que ninguém pensa a respeito: carregar os esquis. Alguém acha possível caminhar com duas toras planas sob os pés? Até dá para esquiar em uma rua plana, mas é um esforço dos diabos. Assim, esquiar “começa” ao se deixar a cabana do resort com as botas de astronauta nos pés, e os esquis, nos ombros. Fica difícil dobrar os pés, já que as enormes botas são bem ajustadas, o que faz todos parecerem patos ao caminhar. Os esquis pesam nos ombros e a neve é um tanto áspera, seca. Imaginem um astronauta em traje completo caminhando pelas areias de Santos. É meio assim.

Segunda lição

Roupas apropriadas são extremamente importante. Não é necessário ter esquis nem botas, pois os resorts alugam o equipamento, mas é fundamental ter um casaco e uma calça de esquiar. O segredo mesmo está no que os suecos chamam de underställ (underistél),  uma camada de roupas especiais feitas para o inverno ou esportes deste tipo. É geralmente uma calça e uma blusa de manga comprida bem confortáveis, bem finas e leves, mas muito eficientes em isolar o corpo do frio. Essas peças são feitas de novos e modernos tecidos sintéticos e não te deixam passar frio.

Underställ
Underställ

Terceira lição

Faz frio. Lógico. Se caiu neve, é porque a temperatura é de ao menos zero. Descer a colina em velocidade sobre esquis faz o ventinho no rosto piorar a sensação térmica. Por outro lado, esqui é um esporte tão divertido e que demanda tanto do corpo, que nem se sente o gelo. Além do underställ e do casaco/calça, é indispensável ter um bom gorro e luvas que suportem temperaturas bem baixas. Luvas para esportistas mesmo.

Quarta lição

Ninguém deve pensar nisso tampouco, mas é necessário aprender a acoplar os esquis às botas. Deve ter ficado óbvio, quando comentei acima como é difícil andar com as botas, de que estas não são coladas aos esquis. Aprender a encaixar as botas nos esquis não é importante somente para poder começar uma sessão de esqui. É indispensável dominar esta técnica a todo o tempo, pois os esquis mais novos se desencaixam das botas em quase todas as quedas, que neste nível, são muitas.

Em minha primeira e única aula de esqui no resort, passei três horas com um instrutor tão super-hiper simpático e entusiasmado, que me fez imaginar o quanto toda essa alegria e encanto é fruto de uma boa hora-aula ou de algum curso homogeneizador de instrutores de esqui. Meu instrutor era mais ou menos como o famoso Thumper de Asspen:

bad_time

O Southparkstudios.com me fez perder uma hora  e meia tentando colocar o vídeo aqui. Não deu certo, então vai essa imagem e o link do vídeo aqui.

Ele não chamou os movimentos mostrados acima nem de pizza, nem de batata-frita, mas ensinou mais ou menos a mesma coisa.

DSC07854

Eu e o instrutor feliz

Ficar de pé não é difícil, os esquis são boas bases de apoio.

DSC07856

Depois de todas as lições, é hora de enfrentar a colina.

DSC07851

Parece uma montanha alta, mas é na verdade a colina para principiantes, cheia de crianças pequenas já começando nesta atividade tão sueca. Enquanto você luta com os esquis, as crianças voam colina abaixo.

Em breve, o nível intermediário e avançado.

Obrigado, Edina, dona do SvensKalandosás, pelo link do South Park enviado há tempos como resposta ao post Últimas viagens de 2012.

11 comentários sobre “Guia completo de esqui: nível básico

  1. Biza q legal adorei seu post, hoje o Janne voltou de Salen com a filha. Eu comentei com vc que ele tem uma casa que ele só usa no inverno em Salen? não vejo a hora de chegar o proximo inverno para começar minhas praticas no esqui :-). Eles são realmente fanaticos, a Moa (filha dele) quebrou o braço esquiando na quinta-feira, mas isso nao impediu que eles voltassem a esquiar na sexta…imagina usando somente 1 braço…Ele postou um video que ele gravou dela esquiando, detalhe ele gravou o video enquanto esquiava…
    Ela só tem 11 anos, como eu nao sei esquiar me pareceu que esquia bem rsrs
    https://www.facebook.com/#!/photo.php?v=130220267158508

    Curtir

    1. Oi Biza!

      Finalmente li o seu comentário. Estou mega atrasada nos comentários deste blog.

      Que máximo que ele tem uma casa lá! Eu fiquei em um resort, se chama Lindvallen, ele deve conhecer. Acaba saindo caro ficar em resort, então é ótimo mesmo ele ter uma casa lá. Quem sabe a gente ainda não esquia juntas? 🙂

      Os suecos adoram esquiar mesmo, é o que eles fazem nas férias de inverno. Os pais do Erik sempre levaram ele e os irmãos desde bem pequenos. Você tem que ver as crianças super novinhas voando nos esquis.

      Eu acho que você vai adorar. Eu amei.

      Deixe mais comentários aqui, adorei.

      Beijão!

      Curtir

  2. Todo mundo tem essa idéia de como é divertido esquiar mas não tem noção de como pode ser difícil!
    Vc falou das aulas e da dificuldade de se locomover com toda a roupa e equipamento mas não comentou como se saiu…se isso for assunto do próximo post sorry! Lendo toda a preparação atiçou a curiosidade … Caiu mto? Eu só de esqui bunda rolei na neve, imagine esquiando de verdade rsrs
    E a roupa? Acho que as pessoas ficam tão bonitinhas com roupa de neve. Vc ficou ótima com o look todo preto, e o melhor é que fica só a carrinha pra fora! Qdo eu tive que usar essas roupas, eu optei por um macacão pois achei mas bonito, mas na hora de fazer xixi era um trabalho!!!

    Curtir

    1. É verdade, é difícil, não é? Mas muito divertido! Eu acabei não falando se fui bem ou não, mas ainda tem mais dois posts sobre isso, então pode deixar que vou contar um pouco mais sobre o meu desempenho. 😉

      A roupa era emprestada mesmo, da namorada do irmão do Erik. Custa caro comprar e/ou alugar tudo, e ela tinha várias calças e casacos sobrando. Esse povo daqui começa cedo, né, então… Não me preocupei com a aparência, porque nem dava. Eu não ía gastar dinheiro com outras roupas menos pretas, heheh…

      Eu gosto muito dos macacões. Às vezes penso em comprar um para ser o meu único look na cidade mesmo quando o inverno fica pesado, uahuahua… Mas é verdade, tem o problema de fazer xixi.

      Mas e você, foi bem no skibunda?

      Curtir

  3. Se eu nunca consegui aprender a andar a andar de bicicleta e patins direito, acho que não conseguiria ter este sucesso esquiando… hehehe. Mas, tenho muita vontade. São planos futuros e seu guia vai contribuir muito. Adorei!

    Curtir

    1. Que bom! 🙂 Acho que você ainda pode aprender todas essas coisas. O segredo é treinar frequentemente. Eu não sei nada ainda de esqui; usei esse tom nos posts mais como uma brincadeira. Mas gostaria muito poder treinar mais, é super empolgante.

      Curtir

  4. Pingback: Guia completo de esqui: nível intermediário |

  5. Pingback: Guia completo de esqui: nível avançado |

Deixe um comentário

