Guia completo de esqui: nível intermediário

A primeira lição básica desde guia já está dada. Agora partimos para um grau de dificuldade maior: o nível intermediário. Depois de aprendermos sobre o peso dos esquis, as roupas de astronauta, o underställ, como acoplar as botas aos esquis e a fazer pizza – batata-frtita, chega a hora de aprender a fazer curvas em uma colina mais inclinada. Só para profissionais (e crianças suecas de 3 anos de idade dando um banho de técnica).

Vocês já devem estar se perguntando se afinal eu me tornei assim tão mestre em esquiar. É tudo uma brincadeira, lógico, mas a verdade é que eu me dei muito bem com os esquis. Caí algumas vezes, claro. Afundei na neve, machuquei um pouco o braço. Houve alguns momentos que até calculei a queda: “Opa, isso não está indo bem, melhor cair naquele monte fofo de neve ali.” Ainda assim, aprendi relativamente rápido para uma principiante e, depois de umas duas horas, já estava me atrevendo a descer bem rápido colina abaixo. Sem contar que comecei a fazer as curvas antes mesmo de o professor ensinar – meio erradas, mas eram curvas. Percebi que é um pouco parecido com patinação no gelo. Quem também patinou bastante com roller-blades pode levar uma vantagem.

Antes de chegarmos às curvas e ao próprio ato de esquiar e si, alguém já se perguntou como se faz para chegar no alto das colinas/montanhas? É pelo teleférico! Os de verdade, com cadeiras grandes para acomodar até quatro pessoas, sobem as montanhas. Os teleféricos das colinas, onde principiantes e crianças se encontram, é quem sabe um dos maiores desafios de toda uma carreira nos esquis. Vejamos o porquê:

Quinta lição (veja as quatro primeiras aqui)

Ninguém confessa, mas o que todas as pessoas experientes esperam ansiosamente é por ver os iniciantes tentando usar este tipo de teleférico. Eu nem sabia que existia e, a princípio, pensei que os suecos doidos se segurassem nesse suporte longo preto bem lá do alto de um teleférico. Mas não, este corre rente ao chão e tudo o que você precisa fazer é agarrar o suporte, colocar no meio das pernas e deslizar morro acima. Parece simples, mas é motivo de frustração para os principiantes e de risadas para os experientes. Esta é a atividade principal, seus amigos e familiares com certeza vão querer ver você cair de cara na neve, escorregar, perder o suporte no meio do caminho e escorregar colina abaixo etc. Na minha primeira vez, o suporte escorregou da minha mão e eu não consegui pegá-lo. Logo em seguida tentei de novo e aí deu certo. Devo confessar que caí do teleférico uma vez, bem no meio do caminho.

Quase pegando…

DSC07923

Peguei, coloquei entre as pernas…

(sim, há um disco plano e fino que aperta as coisas lá embaixo. É isso que você tem que por no meio das pernas. O suporte é como se fosse um T de ponta cabeça, onde a parte horizontal é esse disco.)

DSC07924

Fui!

(É bem gostoso, relaxante.)

DSC07928

DSC07938

DSC07935

Sexta lição

Agora, sim, chega a hora de enfrentar uma colina mais altinha e aprender a fazer curvas. Na verdade, esquiar é fazer curvas. Ninguém que é bom nesse esporte esquia em linha reta – apesar de ser super divertido, por conta da velocidade. O negócio é dobrar muito os joelhos e fazer curvas.

É isso que deve ser feito (reparem nos joelhos):

skiing

Momentos antes de descer a colina…

DSC07931

Lá vou eu. Reparem nas curvas. Eu achava que estava dobrando muito os joelhos, mas que nada. Eu pareço um tronco de árvore.

DSC07914

DSC07910

DSC07915

Colina abaixo

Curvas…

DSC07921

Joelhos dobrados…

DSC07932

DSC07918

DSC07919

Vitória ao avistar as casinhas. É o fim da colina, sã e salva, só tendo caído uma vez a cada vinte descidas.

DSC07922

Próximo capítulo do guia: o nível avançado.

sp_0603_11_m4

11 comentários sobre “Guia completo de esqui: nível intermediário

  1. Sensacional! Super me diverti lendo a segunda parte deste guia. Já disse no outro post e com certeza quando for esquiar algum dia da minha vida, vou consultá-lo. Eu acho que não vou me dar tão bem quanto você. Haverá muitos tombos, pois nunca fui boa em patinar com roller-blades. E tem o maior detalhe de todos, tipo: eu não sei andar de bicicleta, então imagino que esquiar é um grau muito avançado para mim de equilíbrio…hehehe. Beijão.

    Curtir

    1. HAhahaha… adorei seu comentário. Como assim, não sabe andar de bicicleta? Coloca nas suas metas para este ano. É tão gostoso e saudável. Aí você pode ir com o Vagner para o Ibirapuera nos fins-de-semana.
      Beijão!

      Curtir

  2. Parabéns Camila por ter aprendido tão rápido! Eu ainda continuo super desajeitada com o esqui e acho que vou precisar praticar por mais alguns anos. Adorei os detalhes!!! Super beijo.

    Curtir

  3. Pingback: Um safári de moto em meio à nevasca |

  4. Que legal! Até fiquei com vontade de esquiar mas acho que não daria muito certo. Eu sou péssima pra patinar no gelo. Da primeira vez, caí duas vezes e fiquei com dor no cóccix por duas semanas. Depois disso, só patinava perto da borda pra poder me segurar hahaha
    Se bem que esses dias ouvi uma história horrenda e acho que nunca mais na minha vida vou patinar no gelo.

    Curtir

      1. Eu não quis contar pq achei muito horrível. Um homem que trabalhava na parte social de uma escola de inglês vivia levando os alunos para patinar no gelo. Um dia ele caiu, e alguém não conseguiu desviar e foi direto na cara dele. Consegue imaginar? Ele ficou meses no hospital e o rosto ficou para sempre desfigurado, não lembro direito mas acho que ele perdeu um olho 😦

        Curtir

  5. Camis as fotos estão sensacionais! Estão demonstrando muito bem cada parte da sua aventura. A sua cara antes de descer está ÓTEMA! E as fotos da descida…os bracinhos tentando ajudar nas curvas rsrs muito engraçado! E a sensação de conquista ao ver as casinhas. Post muito bem feito!
    Só fiquei com dó das suas partes íntimas ao ver como é o teleférico hauhuahau

    Curtir

Deixe um comentário

