Risoto de abóbora cheirosa e baby espinafre com bulgur

Já faz bastante tempo que não coloco nenhuma receita aqui. Há algum tempo atrás, a Valéria sugeriu que eu mostrasse mais receitas vegetarianas, e eu me empolguei um pouco mais em mostrar as minhas experiências na cozinha. Eu gosto muito de cozinhar – o que é assunto para um post futuro – e sou curiosíssima. Adoro criar minhas próprias receitas, assim como experimentar a dos outros. Decidi postar aqui, um pouco mais frequentemente, algumas das receitas vegetarianas que eu cozinho. É claro que vou levar em consideração a possibilidade de se poder encontrar os ingredientes no Brasil, já que a maioria das pessoas que lêem este blog são brasileiras. Sei que, na verdade, vou precisar sugerir bastantes adaptações, pois eu uso vários ingredientes fáceis de achar por aqui, mas não por aí.

Este é o caso desta receita criada por mim, um risoto de abóbora cheirosa com bulgur. Eu conheço a abóbora-cheirosa pelo seu nome em Inglês, butternut squash. É um tipo de abóbora do inverno:

0209p222-butternut_squash-x

Se você não encontrar essa abóbora, use qualquer outra, ou até mesmo curgetes, um tipo delicioso de abóbrinha, padrão aqui na Suécia:

two fresh zucchini isolated

O bulgur, ou triguilho, é um velho conhecido de muitos, apesar de vocês não saberem. É aquele trigo para tabule e quibe. É delicioso em qualquer prato, é uma das minhas descobertas fantásticas aqui na Suécia. Eu cozinho exatamente da mesma maneira que o arroz, não tem erro. Eu usei o semi-integral:

DSC08023

Ingredientes (4 porções tamanho Camila, dá 6 para quem come pouco)

Bulgur (use a quantidade que você gostaria para 4, meça como o arroz)

1 abóbora-cheirosa de mais ou menos 1,5Kg

Azeite

Sal

Salsinha

Cebola

Alho

Parmesão ralado

Espinafre (baby)

Tomates secos

Azeitonas pretas (usei kalamata)

Sementes de girassol

Fica fácil de fazer uma versão vegana, é só não usar o parmesão.

Comece preparando a abóbora, que deve ser assada no forno. Essa parte da receita foi tirada daqui: garlicky baked butternut squash

Erik descasca e corta a abóbora:

DSC08018

DSC08014

Pedaços já cortados e misturados com o azeite, sal, parmesão, salsinha e alho no forno. Eles devem ser assados por uns 50 minutos. É só seguir o passo-a-passo do link acima.

DSC08019

Aqui eles já estão prontos e muito gostosos. Reserve.

DSC08024

Enquanto isso, eu preparei o bulgur da mesma maneira que aprendi a fazer arroz. Uma cervejinha é sempre boa para acompanhar qualquer empreitada na cozinha.

DSC08021

Dourando cebola para o bulgur:

DSC08022

Quando o bulgur estiver pronto, transfira para uma panela bem grande e misture a abóbora assada, o espinafre lavado, as azeitonas e os tomates secos  cortados em pedaços e as sementes de girassol. Deixe o espinafre dar uma leve amolecida com o calor do bulgur e da abóbora. Regue com mais azeite.

DSC08026

Panela gigante

Pronto. É fácil, nutritivo, delicioso e vegetariano. Nós adoramos e vamos fazer muito mais vezes.

DSC08031

DSC08029

Se alguém tiver sugestões, é só deixar um comentário.

8 comentários sobre “Risoto de abóbora cheirosa e baby espinafre com bulgur

  1. Que delícia! Eu vou fazer esta receita. Adoro abóbora, mas o Wagner não é muito chegado. Talvez assim ele se sinta atraído a comer!!! Depois te conto! uhuhuh.

    PS.: É muito bom cozinhar, eu também adoro! 😀

    Curtir

    1. Que bom que gosta! E eu já provei da sua comida! 🙂

      Olha, eu tenho certeza que ele vai gostar, porque eu também não sou muito chegada à abóbora, mas depois que descobri esta… Além do mais, tudo é uma questão de como a gente cozinha, né? Eu nunca gostei de abóbora porque minha mãe só fazia doce de abóbora. Um dia ela fez camarão na moranga (quando eu ainda comia camarão), e eu adorei. Mas acho que não comi muito da abóbora, hehe…

      Se você fizer esta receita, me conta aqui como ficou, se adaptou alguma coisa…

      Beijão!

      Curtir

  2. Que engraçado ler seu comentário acima…eu sou o contrário em relação a abobora, eu adoro o doce, mas não gosto dela salgada.
    Amei este post, já disse antes que adoro ler coisas pessoais aqui. Me identifiquei na parte da cervejinha. Em casa também, sempre que faço comida pra mim e pro Vi (ele não cozinha NADA) tem sempre cerveja ou vinho pra tornar a atividade ainda mais agradável 🙂
    Eu também adoro cozinhar, mas infelizmente não dá pra fazer muita coisa diferente, o Vi é muito chato com comida e nem um pouco saudável. E eu detesto fazer algo só para mim, sempre acaba estragando. E na verdade eu só cozinho de fim de semana, pois durante a semana só como em casa de noite, aí vai só um lanche mesmo, pq cansada do jeito que eu chego a última coisa que quero é ir pra cozinha!

    Curtir

    1. Pam, você tem toda a razão, né? Quem tem energia e ânimo para cozinhar depois de trabalhar oito horas e descer a serra?

      Mas olha, sempre dá para dar uma forçadinha, né? Quando você estiver cozinhando alguma coisa de verdade, faz algo que você queira que o Vinicius goste + algo que ele realmente goste. Aí ele vai ver você comendo tudo e vai ficar curioso para experimentar… Vai aos pouquinhos, né?

      Eu mudei muito a dieta do Erik (a louca!). É que antes ele comia comida de estudante, rápida. Nem sempre cozinhava, improvisava. Comia coisa barata. Muito leite, creme de leite e manteiga. Agora é comida feita em casa todo dia com azeite.

      Curtir

  3. Amo, amo, amo seus posts da sua cozinha! Acho uma graça como vc monta e como bem explica os posts.
    Esta receita é bem refinada até, e realmente nutritiva e saudável. Ficou lindo o prato…deu vontade de comer!
    As fotinhos do passo a passo….adooooooooooooro! Legal o Erik particpando das empreitadas culinarísticas, afinal a empreitada da cerveja durante, eu sei que ele também tava participando, hahahaha 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

