Cinco músicas: Bruce Springsteen (próximo show)

É fácil dar um update bem rápido do que tenho feito ultimamente. Só existe um item na lista: trabalho. Bom, ando saindo bastante também, ao menos mais frequentemente do que comparado a minha vida reclusa de antes. Este fim-de-semana que passou, tivemos um amigo do Erik aqui. No próximo fim-de-semana, vamos a Estocolmo. Motivo: um encontro com the boss, Bruce Springsteen. Eu e Erik vamos ao show do Bruce Springsteen na Friends Arena em Estocolmo.

Bruce Springsteen é cantor do qual gosto muito, muito mesmo. Ele fez algumas das músicas que estão em minha lista de melhores de todos os tempos. Falando em listas, a Valéria Hernandorena tem um blog excelente com listas de cinco coisas em diversos temas. Na verdade, o blog dela não é tão simples assim, mas ao invés de eu explicar muito, vocês podem visitá-lo aqui. Pois bem, ela me sugeriu que eu começasse uma série de posts com dicas de música. Eu gostei da ideia, e aproveitando que vou ao show do Bruce no sábado, já começo com ele mesmo. Copiei o formato de apenas cinco elementos na lista. Do contrário, eu ficaria eternamente decidindo que músicas deveriam fazer parte dela.

Começo, então, o primeiro post com dicas de música. Não quero parecer pretensiosa, não tenho a mínima intenção em dar uma de crítica musical. O negócio aqui é mesmo colocar as cinco músicas que mais gosto dos artistas que mais gosto. O que vai determinar as escolhas é a pergunta: “Se eu tivesse que apresentar o cantor(a) X para meu amigo, quais as cinco músicas que realmente o fariam colocar esse artista no mp3 player para sempre?” É nesse sentido que farei as escolhas, ao invés de escolher o que é representativo de uma carreira inteira, por exemplo – seria uma loucura, e como já disse, não estou concorrendo a uma vaga no Pitchfork.

Cinco músicas do Bruce Springsteen

Bruce+Springsteen

Ai se eu já fosse nascida nessa época… Homens, por favor, copiem o estilo.

My Hometown

Disco: Born in the U.S.A.

“Last night I sat him up behind the wheel and said son take a good
Look around
This is your hometown”

As letras do Bruce Springsteen são as melhores se você quiser entender um pouco da cultura da classe trabalhadora americana.

The River

Disco: The River

“Now those memories come back to haunt me, they haunt me like a curse
Is a dream a lie if it don’t come true
Or is it something worse that sends me
Down to the river though I know the river is dry”

Dancing in the Dark

Disco: Born in the U.S.A.

Essa é para ouvir se você estiver se sentindo sem saída, sem saber o que fazer da vida.

“I get up in the evening, and I ain’t got nothing to say
I come home in the moring, I go to bed feeling the same way
I ain’t nothing but tired, man I’m just tired and bored with myself

[…]

I check my look in the mirror wanna change my clothes my hair my face
Man I ain’t getting nowhere I’m just livin in a dump like this
There’s something happening somewhere baby I just know that there is”

Human Touch

Disco: Human Touch

“So you’ve been broken and you’ve been hurt
Show me somebody who ain’t
Yeah, I know I ain’t nobody’s bargain
But, hell, a little touch up and a little paint…
You might need something to hold on to
When all the answers, they don’t amount to much
Somebody that you could just to talk to
And a little of that human touch”

Eu acho que depois dessa, é impossível não dar um pouco de human touch para ele, né?

Downbound train

Disco: Born in the U.S.A.

Isso é Bruce Springsteen, isso é América:

“I had a job, I had a girl
I had something going mister in this world
I got laid off down at the lumber yard
Our love went bad, times got hard
Now I work down at the carwash
Where all it ever does is rain
Don’t you feel like you’re a rider on a downbound train”

Espero que gostem das músicas. O próximo artista é muito especial.

17 comentários sobre “Cinco músicas: Bruce Springsteen (próximo show)

  1. Eu ainda não ouvi as músicas porque tá tarde e apesar de o psico não morar mais aqui, melhor não arriscar hehe. Mas vou ouví-las assim que der. Eu ouvi o comecinho da primeira e já adorei.
    Ahh, e achei engraçado que você comentou do estilo porque nessa foto me lembrou do David, jaqueta de couro, regata branca, corrente, brinco. Só que o cabelo faz parte do estilo e isso não rola pra ele haha

    Curtir

      1. HAhahaha, achei muito engracado você querer ressaltar que não é o estilo do David. Eu sei… O Bruce é mais working-class hero, né? Mas com esse passado que já ficou para a história, pois ele é um super milionário.
        Eu amo My Hometown, deve ser a minha música preferida dele.

        Curtir

  2. Amei este tipo de post! Post com assuntos mais simples, que saem um pouquinho dos mesmos temas como passeios e viagens. Ainda mais que quem não gosta de conhecer um pouco mais a amiga que temos?!?
    Adorei como vc montou, como colocou os clipes, e principalmente os comentários pessoais seus Camila….dei muitas risadas!
    E me diverti também com o que escreveu logo abaixo da foto dele. Meninos!!!!!! Copiem este estilo já! Hahahahahah Seria tão bom, hehe 😉
    Gosto da primeira, da segunda e da terceira músicas. Mas sempre gostei demais da The River, e me lembro com extrema lucidez que quando eu a ouvia quando adolescente, bem alto no som de casa, vc criticava, achava um lixo, e eu ouvia e ouvia…Aí anos depois é que vc conhecendo o Bruce S. passou a gostar…hahaha.

    Curtir

    1. É, eu gosto bastante de fazer posts assim, com tópicos ou listas. É divertido e eu saio um pouco do assunto viagem (que toma quase todo o espaco aqui, hehe). Eu sabia que você iria gostar dos comentários, principalmente o do estilo, heheh.
      Pois é, eu não me lembro disso. Fiquei aqui me concentrando, tentando lembrar, e me passou umas lembrancas vagas… Você escutava a The River de um CD de coletâneas de algum programa ou coisa assim, não é? Ou era um CV de músicas românticas? Estou comecando a me lembrar…
      Eu amo The River. É uma letra maravilhosa. Eu me apaixonei por essa música quando estava fazendo o TCC sobre cinema.

      Curtir

  3. Valéria H.

    Adoreeeei, me diverti lendo!! Hehe
    Momentos preferidos deste post:

    – “mais frequentemente do que comparado a minha vida reclusa de antes.”
    Hehe Achei mto bonitinho você dizer assim, entendi o que vc disse, mas instantaneamente já vem a cabeça você mal caracterizada de velhinha (tipo talco branco no cabelo), sentada em uma cadeira de balanço, fazendo tricô, ao lado da janela, vendo a neve lá fora… hehe

    – Show – EEE! Q legal! Vc deve ter visto que ele fará show no Rock in Rio e que também os ingressos esgotaram-se em um ou dois dias, algo assim… Não dá nem p/ pensar direito se quer ir ou não, fazer uma programação… Certamente será mto bom este próximo show, hein?

    – Fui citada! Nome e sobrenome, que chique, hein!! Que legal, Adorei 🙂 Eu sugeri e amei este post!! Muito legal mesmo, e ficou despojado, gostoso de ler! Acho que você poderia até escrever mais no próximo, seus comentários neste foram demais! 🙂 Adorei o critério para a escolha das músicas.

    – “Homens, por favor, copiem o estilo.” HEHEHE Demaaais! O meu estilo não é o estilo dele, mas a frase foi ótima, vc devia fazer um gif animado falando isso! Hehe Seria um super hit da Internet…

    – As músicas: Ouvi todas, acho que só conhecia três, vou continuar ouvindo e prestando atenção para ir captando. Acho Human Touch muito bonita, a minha preferida da lista, talvez por ser a mais fácil de “sair gostando”, mas adorei conhecer as outras!!

    Quem será a próxima?? Bob Dylan? Ruspo? (Ouvi um pouco dele e achei um som rico, diferente, também quero ouvir mais, pena não abrir mais o Sound Cloud no trabalho).

    Bjos, adorei este post, demais!! Aliás já o visitei algumas vezes e ouvi mais de uma vez algumas das faixas. 🙂

    Curtir

    1. Eeeeeeee, que legal! Amei esse comentário. É um comentário que merece ser comentado, hehe…
      Eu acho que a Carol quis dizer a mesmo coisa também, como é legal ler um post mais despojado, mais divertido. Não tem muito disso por aqui (pode imaginar a velhinha de novo, mal caracterizada, fazendo tricô à beira da janela, ahhahaha).

      Quando ao show, pode ser meio balela, sabe? Acordei cedo em Liverpool, fiquei clicando como uma louca em dois teclados de dois computadores diferentes, só para garantir esse ingresso. Agora, aparentemente, há ingressos disponíveis para um terceiro show no próximo sábado e havia também no mesmo dia em que eu fui. :S

      Tinha que ser citada, né? É sua a ideia! 🙂

      Hehe, já logo imaginei o GIF, meio breguinha, umas letras em vermelho. Mas ia “pegar”.

      Que bom saber que voltou ao post ainda mais vezes só para ouvir as músicas! É para isso mesmo que esta série vai servir. Espero que todos que lêem este blog gostem das músicas. Ou que pelo menos conheçam mais do meu gosto, hehe.

      É isso mesmo, acertou. Eu queria fazer o próximo sobre o Bob Dylan, meu favorito de todos os tempos, mas tem o Ruspo, meu favorito da vida real, né? O disco dele está muito bom, e eu participei meio que ativamente (bom, desde que ele era um adolescente me mandando cartas para avaliar as músicas dele), então é muito especial mesmo. Fiquei feliz de saber que você está ouvindo. Quero dar uma força na divulgação, no RP, mas estou muito sem tempo. Passe para seus amigos também.

      Ah! Dá para baixar de graça aqui:
      http://umdistantemaestro.com.br

      Beijão!

      Curtir

  4. Camis amei este post. Adoro indicações, pois além de conhecermos um pouco mais você, pegamos ótimas referências. Adorei também os comentários (sempre sensacionais) da Carol e da Valéria!!Mto bom!
    Quis comentar antes, mas vou ouvir todas as músicas e depois volto aqui para falar o que eu achei. Conheço algumas músicas do Bruce Springsteen, mas não muito para comentar…
    Ah, qdo li que o próximo post será do Bob Dylan, me lembrei de vc contado na Wizard como foi o show dele que vc tinha ido, lembro de vc falando que ele ainda era o máximo, mesmo com a voz rouca da velhice…rsrs

    Curtir

  5. Pingback: Cinco músicas: Ruspo |

  6. Pingback: Cinco músicas para gostar da Björk – Uma pedra no caminho

Deixe um comentário

