Viagens do passado, ou, de quando as agências de viagem tinham importância

Este blog surgiu, em 2009, com a intenção de manter família e amigos informados sobre os acontecimentos aqui em Linköping. O que eu não sabia, então, é que um assunto seria tão predominante neste blog: viagem.

Desde que cheguei à Suécia, fiz muitas viagens. Acredito que grande parte das pessoas goste de viajar. Os jovens suecos, assim como outros europeus, viajam muito frequentemente. Deu-se uma mudança muito grande no viajar de uma, duas gerações atrás comparado ao viajar dos jovens de hoje. Hoje, na Europa, por conta de várias linhas aéreas de baixo-custo, viajar se tornou um novo tipo de consumismo. Viajar é corriqueiro, não incorre em grandes preparativos nem expectativas. Viajar para algum destino dentro da Europa virou algo como ir de Santos a São Vicente.

É claro que todos devem estar pensando “mas que ótimo, eu quero!” É claro que é muito bom ter opções baratas – não vou entrar no mérito do que essas viagens custam para o meio ambiente agora. Eu tenho aproveitado muitas oportunidades, já que estou deste lado do mundo. Porém aquele tipo de viagem que é um grande acontecimento na vida de alguém, de passagens compradas em uma agência de viagens, já chegou ao fim há tempos por aqui. São esses tipos de viagens, ditas “glamourosas”, que só as pessoas com dinheiro podiam fazer, que são mostradas em pôsteres muito bonitos em um post do BuzzFeed. Eu gostei muito das imagens quando as vi, e aqui estão os pôsteres de algumas viagens já feitas por mim. Há várias outras no post original.

Europe poster

Ainda há muitos países que eu quero visitar na Europa, como a Itália, Alemanha, Bélgica, Grécia e o Leste Europeu em geral – República Tcheca, Romênia… Sem contar voltar à França e Dinamarca, pois ainda não vi praticamente nada deste último. Mas esse está fácil, tem até um trem que vai direto de Linköping a Copenhagen.

Ireland poster

Eu adorei a Irlanda (as duas Irlandas). As paisagens são lindas. Gostaria de voltar à Irlanda para fazer uma road trip mais demorada pela mesma área onde eu e Erik estivemos (scenic routes). Vale muito a pena.

Portugal poster

É verdade, tem muito sol em Portugal. Acho que é um destino meio negligenciado por aqui. As pessoas que vão, adoram. Sem contar que é mais barato do que ir a outros países da Europa Ocidental.

Orient poster

Do que se considera Oriente, há tantos lugares que eu ainda quero conhecer. Indonésia, Vietnam, Camboja, Japão, China… e voltar à Tailândia, claro.

Palestine poster 2

Este é outro lugar –  na verdade, lugares – para onde quero voltar: Israel e Palestina, pois a viagem foi muito curta. Se tivesse que escolher, visitaria as diferentes áreas da Palestina, como o West Bank novamente. É muito bom ver com os seus olhos como as pessoas vivem nessas áreas tão agitadas do globo.

Não poderia faltar a Suécia!

Värmland

Värmland (vérmland), que significa terra quente, é um condado formado em grande parte pela província histórica de mesmo nome. A capital do condado é Karlstad. É lá que fica o maior lago da Suécia, o Vänern.

Göta Kanal poster

Göta kanal (Iióta canal), o Canal de Göta, é um canal de 190,5 Km de comprimento que atravessa a Suécia. Algumas de suas mais famosas comportas, atração turística importante, fica logo aqui, ao norte de Linköping. Chama-se Bergs slussar. Nunca fui lá. Não é sempre assim? Não visitamos as coisas que ficam em nossa região.

É uma pena não haver nenhum pôster do Brasil. Hoje me arrependo um pouco e não ter planejado mais viagens pelo Brasil ou América do Sul quando morava aí. O Brasil é enorme, e há muitos lugares que ainda quero conhecer. Vai ter que ser aos poucos.

Quero saber, agora, qual é aquele lugar que vocês definitivamente ainda vão visitar nesta vida. Pode ser mais de um.

12 comentários sobre “Viagens do passado, ou, de quando as agências de viagem tinham importância

  1. Andrea

    É Biza o bom de morar na Europa que podemos nos dar ao luxo de fazer viagens incriveis e baratas….eu conheci lugares incriveis e que nao sao destinos comuns de viagens, o tempo que passei morando em Netherlands…o país é super pequeno e deu para conhecer quase todas as cidades do norte ao sul…conheci um parque de diversoes, que no meu ponto de vista é o mais magico e lindo do mundo…bom nao conheço a Disney, mas os holandeses se superam em criatividade…Os holandeses afirmam com toda segurança que Deus criou o mundo e os holandeses criaram a Holanda…porque é incrivel como eles constroem cidades onde era mar, movem oceanos etc.
    Bom, e claro minha pouca estancia na Suecia, tb deu para conhecer algumas cidades, o legal de países pequenos é que voce pode conhecer tudo em pouco tempo…no Brasil isso é impossivel…alem de caro né..viajar para o nordeste é mais caro que ir a Buenos Aires…tai porque os brasileiros viajam mais para fora.

    Portugal, estive uma semana e conheci Lisboa, Oporto, Coimbra e Fatima…adorei Portugal foi uma viagem em carro com 4 brasileiros…saimos de Espanha, passamos uma noite em Salamanca e seguimos…tudo muito barato em Portugal, almocavamos, tomavamos cafe e janta nos melhores restaurante, nem perguntavamos o preço…e a hospitalidade 1000

    Italia tambem é legal, mas foi mais turismo mesmo, fiquei em Chieti uma cidade pequena da regiao de Abruzzo e depois Roma…linda e magnifica…detalhe fui sozinha para Italia e fiquei 1 semana la hehehe, adoro viajar sozinha… Também fui para Gilbratar um pais bem pequeno que pertence ao Reino Unido..

    Mas a Espanha…a Espanha é minha patria…amo….passaria uma eternidade falando de todas as cidades e pueblos lindos que existem la, mas um dia te levo para fazer um tour especial la

    Adorei acompanhar todas suas viagens…vc escreve tao bem, que eu me sentia estando la…e claro a India….onde vc viveu em vidas passadas hehe

    puss
    vi ses

    E a Espanha, minha querida e amada Espanha….

    Curtir

    1. Eu ainda quero ir para a Holanda, com certeza! Acabei não colocando na lista, mas quero muito conhecer Amsterdã. Tem vôo direto de Linköping a Amsterdã, pois há uma aeroporto pequeno aqui, e a KLM voa daqui.

      Ainda quero, também, poder viajar um pouco mais pela Espanha. Só fui a Málaga.

      Obrigado pelo super comentário.

      Curtir

  2. Adorei post! Ficou bem legal, criativo. Parabéns!
    Os lugares que quero muito visitar nesta vida estão na sua lista de lugares já visitados são eles, Paris, Itália, Roma, Alemanha, Grécia, Japão, China e Graceland…rsrsrs. Beijos.

    Curtir

  3. Adorei este post! Muito informativo e curioso. Nem fazia idéias destas propagandas bem feitas, e bem chamativas, e até um tanto convidativas, que existiam por aí…
    Pena não se ver a do Brasil…
    Quero visitar: França, Egito, Irlanda, Espanha, Indonésia, Japão, Grécia, Suécia, Itália, EUA, México, Arábia, Ilhas Maldivas, Dinamarca, Holanda. São tantos!!! Hahaha

    Curtir

    1. Hehehe, já vai fazendo a lista. Então, são pôsteres antigos de agências de viagem. Como a Valéria falou, ficam muito bonitos enquadrados. Ela colocou um link para pôsteres do Brasil, dá uma olhada.

      Curtir

  4. Nossa, 4 anos de blog. Nem parece! Aí uma idéia para um post, aniversário do blog, quem sabe qdo fizer 5 anos?
    Muito legal esse post pois fala de uma parte muito importante e caraterística do seu blog, as viagens. Sempre qdo eu leio eu penso na sua dúvida em mudar para a Suécia…engraçado como a vida é.
    Lugares que eu gostaria de visitar: Paris, New York, Chile, Nova Zelândia, Portugal, Califórnia, Londres e voltar a Buenos Aires e Disney.
    Isso fora do Brasil, mas gostaria de ir para muitos locais aqui, como Bonito, Recife, Floripa, e voltar a muitos, principalmente Rio, mesmo tendo ido milhões de vezes.

    Curtir

    1. Uau, você já tem uma lista feita, hein? Adorei, são lugares muito legais. Eu gostaria muito de ir à Nova Zelândia também, e principalmente, Austrália (meio que às vezes consideramos ir morar lá). Aqui no Brasil, nem se fala… Tantos lugares… A zona centro-oeste e a norte são um ponto de interrogação para mim. Não conheço nada, não consigo imaginar como é de verdade. Do Nordeste, conheço muito pouco também, apenas Recife, que adorei.

      Curtir

Deixe um comentário

