Fim da fase Linköping

Sei que já não é novidade para a maioria das pessoas que me conhecem, mas achei necessário fazer este post de fim de fase, fim de uma fase de vida em Linköping, cidade onde morei desde que mudei do Brasil. Confesso que dá uma certa emoção quando penso em Linköping, mas este sentimento é certamente alimentado pelas “memórias de amor” que tenho de lá, não pela cidade em si. Antes de contar mais um pouco sobre a mudança, aproveito para postar algumas últimas fotos que tenho sobre a vida no nosso querido primeiro apartamento. Nessa época, logo depois do Natal, tínhamos bastantes plantas.

Abaixo, estou preparada para atacar o panetone que meus pais me mandaram em uma caixa de Páscoa (todo ano tem caixa de Páscoa; sei que a deste ano já está a caminho). Não gosto mesmo de panetone, mas esse que experimentei era muito bom.

IMG_0322

IMG_0329

Esse pequeno objeto verde nas mãos do Erik é meu celular novo, presente do pai dele.

IMG_0325

IMG_0327

Depois de minha mudança para Lund, decidimos adiantar a venda do apartamento. Nós compraríamos um apartamento em Malmö, cidade vizinha de Lund, conhecida por alguns como a Berlin da Suécia. O processo de compra e venda de apartamentos na Suécia é bem diferente comparado ao Brasil. Aqui as pessoas quase não fazem nenhuma transação desse tipo sem um corretor, acho que por motivo de segurança, como muitas outras coisas por aqui. Pois bem, contratamos um corretor, e só essa escolha já foi motivo de muitas horas de debate. Antes de escolhido, vários coretores visitaram nosso apartamento e fizeram propostas de preço inicial e comissão. A compra e venda acontece por um sistema de leilão. Começa-se por um preço inicial, e depois as pessoas dão lances. Assim, nunca se sabe por quanto o apartamento vai ser de fato vendido. A comissão do corretor é calculada com base no preço final. Mas como eles são espertos e conhecem muito bem o mercado, as propostas deles (de preço inicial, porcentagem de comissão) sempre parecem baratas, mas no final das contas eles vão ganhar, e bastante. Para se ter uma estimativa de preço pelo qual um apartamento possa ser vendido, é necessário acompanhar o mercado na cidade, no bairro. Checar o preço dos apartamentos que já foram vendidos.

As visitas de potenciais compradores são sempre marcadas e acompanhadas pelo corretor. Duram meia hora, várias pessoas visitam ao mesmo tempo. Geralmente os donos não podem estar no apartamento nesse momento. Mas antes que as pessoas possam fazer a visita, existe todo um processo de styling. Contratamos uma decoradora que mudou todo o estilo do apartamento, trouxe móveis novos, pintou as paredes da cozinha etc., a fim de que pareça um apartamento de revista. Aí um fotógrafo profissional tira fotos do apartamento, às quais vão para o site da corretora e para os folders. Os donos do apartamento ficam com toda a decoração “de revista” até o fim das visitas. Nós só tivemos dois dias de visitas. O mercado de Linköping está uma loucura, parece que todos querem morar lá.

Todo o processo começou em dezembro de 2013, mas só comemoramos de verdade em março, quando todo o negócio estava fechado. Fizemos limpeza inúmeras vezes: para a sessão de fotos, para as visitas, para a mudança final…

IMG_0338Empacotando

IMG_0340Prateleiras quase vazias

Erik comprou um computador novo também, já que o antigo, usado, já estava bem ruim.

IMG_0332

IMG_0334

Assim acaba essa fase Linköping. Vale a pena relembrar alguns posts legais desses anos em Linköping:

A neve e eu

Primavera no Trädgårdsförening

As aventuras de Pitutinho

Cenas do inverno sueco 2011-12 I

Stångån I

Kolonilotter

Linköping: -22C

Cotidiano

 Reencontro

 

 

8 comentários sobre “Fim da fase Linköping

  1. the veggie brunette

    Memorias de Amor – sounds nice to say that about Linköping, it’ll be always a little special place for us I guess (even if we would not want to live there anymore). Malmö as a Berlin of Sweden? 🙂 You have to tell me more about that!
    Sounds cool with homestyling, do you have photos of how the old home ended up looking? Just curious here; we knew about homestyling when selling the apartment but never went for it.
    (and I think I know that lil green plant on picture nr 4 🙂
    How is it going for apartment hunt here in Malmö? Any candidates on a short list?

    Curtir

  2. Dayane Andrade

    Que lindo: memórias de amor! Você estava com saudade do Erik quando fez este post, né? Como vocês estão fazendo para se ver??

    Achei muito interessante toda a transação de venda do apartamento. Realmente é bem diferente do Brasil. E vocês não pensam mais em comprar outro?

    Achei suas plantas tão lindas. O que fez com elas?

    Beijos.

    Curtir

  3. Também fiquei encantada com o termo: Memórias de Amor, se não com saudades – como bem disse a Dayane, vc estaria em um dia mais sensível digamos. E é lindo. Acho lindo.
    Amei mais uma vez as fotinhos do cotidiano no apartamento. 🙂
    A primeira foto está assim…engraçadíssima! Logo que vi, pensei: a Camila é a nova Baby Consuelo da época dos Tribalistas, só que do séc XXI! Hahahahaha
    Muito interessante todo o processo da venda. E que bom que logo conseguiram vender né? Isso é uma sorte e tanto!

    Curtir

  4. Bruno Bastro

    Tudo bom Camila,

    Conheci seu blog procurando na net informações a respeito de Linkoping, vi que você não mora mais na cidade, mas com certeza tem muita experiência com relação ao local.

    A Empresa onde trabalho está para me mandar pra Linkoping para passar alguns anos e gostaria de saber se você poderia me ajudar com relação à locais bons para se morar (tenho esposa e dois filhos – menina de 6 e menino de 2) e se teria algum site para consultar preços de aluguel (a Empresa paga a moradia, mas existe um teto que ainda não sei qual será).

    Gostaria de saber se você teria alguma dica de escola para crianças (preferencialmente em inglês).

    Parabéns pelo blog, muito legal. Fico no aguardo da resposta, mas desde já agradeço.

    Bruno

    Curtir

    1. Oi Bruno!
      Tudo bem por aqui, e contigo?
      Desculpe a demora em respondê-lo, mas é que ando afastada deste blog por conta da minha tese de mestrado.
      Que legal que você irá morar com a sua família em Linköping, se é que já não estão por lá.
      Olha, os preços de apartamentos em Linköping, tanto para compra ou para aluguel, tem estado bem altos. A parte central da cidade é ótima, assim como Hejdegården, onde eu morava, e Tannefors (a parte perto do rio). São bairros bons, tranquilos e família. Eu acho que a cidade em si é bem família, então não vai ser difícil achar um lugar bom. Mas se puderem escolher, a parte central e Hejdegården são ótimos.
      Quanto a escolas, não tenho ideia, pois não tenho filhos, mas trabalhei como professora de Inglês em Linköping e sei que a Internationella Engelska Skolan é ótima, bílingue. Tenho uma amiga professora de artes lá. É uma ótima escolha.
      Espero que tenha ajudado um pouco, mas se não, se vocês já até se mudaram, boa sorte com a vida nova na Suécia e tudo de bom! Não deixem de provar o sorvete no Bosses Glassbar no centro da cidade, o melhor que já provei na vida.
      Abraços,
      Camila

      Curtir

  5. Ana

    Boa Noite!

    Em setembro irei mudar para Linkoping com meu marido e filho ( 06 anos) devido ao trabalho do meu marido e devemos permanecer por 18meses.Li q vc foi professora de Inglês e estou procurando exaustivamente na Internet sobre cursos de inglês em Linkoping sem sucesso. Sei q vc não mora mais em Linkoping mas será que vc sabe de alguém de aulas de inglês, pois quero continuar a estudar ai.
    Agradeço muito se vc indicar alguém. ..e seu blog é muito legal…cheio de sensibilidade.
    Obrigada.

    Abraços,

    Ana

    Curtir

    1. Oi Ana!

      Tudo bem?

      Legal que vc vai se mudar para Linköping. Mudar de país é uma experiência muito enriquecedora.

      Vc pode estudar inglês nas escolas que oferecem ensino para adultos, escolas públicas. Nessas escolas, adultos que não tiveram inglês no ensino médio em seus respectivos países estudam a língua para completar o diploma. Aqui, inglês no ensino médio é obrigatório, como no Brasil, e se vc não tiver, não consegue entrar na universidade. Qual seria seu objetivo em estudar inglês? Apenas aprender a língua ou conseguir um certificado do sistema sueco para estudar em uma universidade?

      Fora isso, existe a Fölkuniversitet, que é paga. Não conheço a qualidade dos cursos, mas devem ser bons. O ensino público para adultos nem sempre é bom.

      Eu tenho duas amigas em Linköping que são excelentes professoras, com experiência, mas não falam português. Vc quer que eu pergunte a elas se elas estariam interessadas em dar aulas particulares?

      Obrigado pelas palavras sobre o blog, valem muito.

      Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

