Planos e mudança de país

A primeira fase de LUMID (mestrado) acabou de terminar. Todo o primeiro ano de cursos no campus se encerrou oficialmente no dia 12 deste mês. Foi muito difícil, muito estressante. Não parei de trabalhar diariamente até ontem. Agora sou um zumbi, cansada; acredito que o cansaço vai se mostrar com mais força nos dias seguintes. Vou acabar dormindo muito. As “férias” começaram. Sim, férias entre aspas, pois apesar de alguns planos muito excitantes, ainda precisarei dar uma trabalhadinha na proposta da tese, tentar refiná-la, definir o problema, ler… Ou talvez eu mande tudo para o inferno e só me ocupe com isso em agosto.

Há muitas novidades. Depois deste primeiro parágrafo para reclamar da vida e da canseira, quero também escrever mais alguns para contar os planos emocionantes para o verão (inverno no Brasil) e para o segundo semestre. Uma pequena lista fica mais fácil:

1) Festival Pykjunta

Completei 30 na segunda-feira, 16 de junho. Eu mal sabia o que fazer para comemorar. É uma pena, mas a maioria dos colegas de classe já se foram, seja para cidades aqui na Suécia, ou para férias de verão em algum outro canto. O Erik sugeriu uma programação muito legal para este fim-de-semana que passou. Na sexta 13 fomos para um festival “psicodélico” em Alvesta, perto de onde o Erik mora agora. O festival se chama Psykjunta e uma das bandas preferidas do Erik tocou, o Brian Jonestown Massacre. O Jonas, irmão do Erik, também foi. Acampamos lá de sexta para sábado. Podem já esperar um pequeno post sobre o festival.

2) Mini-viagem a Oslo, Noruega

No sábado fomos embora do festival para passar o sábado, o domingo e um pouquinho da segunda em Oslo, capital da Noruega. Quando eu morei lá, não visitei a capital, fiquei apenas em Ålesund, mais ao norte. Foi muito legal comemorar o aniversário conhecendo uma nova cidade. Foi divertido, também, pois fomos de carro. Ainda não comentei por aqui, mas compramos um Volvo meio velho, mas muito bom. Eu não queira comprar um carro por motivos ecológicos. Um carro elimina muitos gases tóxicos e, se há algo que o mundo não precisa, é de mais carros. Porém acabamos comprando esse Volvo ano 2000 para que o Erik pudesse me visitar em Lund mais facilmente, já que é muito comum ele ter que fazer horas extras. Enfim, voltando ao tema da mini-viagem a Oslo, mais post virão nos próximos dias.

2014-05-16 15.13.13

3) Viagem à Grécia

A viagem das férias de verão (julho) serão para a…. Grécia! Eu e Erik viajamos no dia 04 de julho e voltamos no dia 20. A ideia de ir para a Grécia veio pelo fato de uma das pessoas mais especiais que encontrei aqui, Mirsini, ser grega. Mirsini é minha amiga que conheci no mestrado. Em um dia de sol, enquanto tomávamos café nas escadarias da biblioteca e reclamávamos da montanha de trabalho que tínhamos, tive a ideia de visitá-la no verão. Assim, eu e Erik vamos passar uns três dias na capital Atenas, onde Mirsini mora, depois vamos para a ilha de Zakynthos, onde o namorado de Mirsini está trabalhando. Ficaremos lá uns 7 dias; depois eu e Erik vamos para alguma outra ilha, talvez Santorini.

4) Mudança de país: Jamaica!

Vou me mudar para a Jamaica no semestre que vem. Não é uma mudança por tempo ilimitado; é uma mudança de uns três meses e meio. Vou morar no país caribenho por conta da próxima novidade.

5) Estágio na ONU da Jamaica

Pois é, estágio na ONU. Eu jamais imaginaria. O programa de mestrado que estou cursando tem como exigência que os alunos completem um estágio em alguma organização que trabalhe com “desenvolvimento”. A ONU é a organização mais estereotípica dessa indústria, e a maior e de mais prestígio talvez. Em princípio eu ía para a Bolívia, trabalhar no escritório da chefe do sistema ONU lá, mas preferi ir para o escritório da Jamaica com minha amiga Mirsini. Mesmo trabalhando como estagiárias em tempo integral, ainda temos que fazer uns trabalhos enormes para o mestrado à distância. O sistema ONU é formado por várias agências e programas. Eu estarei no PNUD Jamaica, ou seja, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Essa agência é bastante importante em qualquer país, tanto que o(a) chefe do sistema ONU é geralmente o(a) chefe do PNUD. Vamos ver como vai ser. Además, ganhei de surpresa de aniversário do Erik uma certificação de mergulho. Pretendo tirá-la lá.

6) Trabalho de campo da tese de mestrado no Brasil

O sub-título já diz tudo. Pretendo fazer o trabalho de campo para a tese do mestrado no Brasil, de Dezembro a Fevereiro. É lógico que os planos podem mudar, é difícil saber. Mas por enquanto este é o plano, apesar de que necessito refinar a proposta de pesquisa, ainda não está ideal.

Por enquanto são esses os planos. Se alguém tiver alguma sugestão, é só deixar um comentário.

8 comentários sobre “Planos e mudança de país

  1. Pingback: De vila de pescadores à atração turística: Smögen |

  2. Adorei as novidades!

    E já estou ansiosa para saber como foi a viagem a Grécia.Eu sempre tiver vontade conhecer lá. Depois vou querer dicas e saber se as ilhas que conheceu são legais.

    Parabéns pelo estágio na ONU! Vai ser uma experiência e tanto e algo que vem batalhando por um tempo. Agora é aproveitar a oportunidade para dar mais um passo na sua carreira internacional!!! uhuhuhu. Estou muito feliz por você!!!

    Adorei a ideia de fazer a tese do mestrado aqui no Brasil. Espero que reserve um tempinho para ir conhecer minha casa nova!!!

    Curtir

    1. Oi Day!

      Obrigado pelas palavras. Vou tentar aproveitar a oportunidade do estágio ao máximo, pena que é meio curto, apenas 3 meses. Se eu fizesse a minha tese sobre algo da Jamaica, aí ei ficaria por lá e prolongaria o estágio. Mas quero fazer no Brasil, por vários motivos.

      Adorei as suas novidades também, li sua longa mensagem no whatsapp hoje. Mas quero responder por e-mail, né, não dá para teclar tanto lá, hehe.

      Beijão!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Sem-teto na Jamaica |

  4. Pam

    Jamaicana!!!
    Camis, eu tenho muito orgulho de vc!!! Mestrado, estagio na ONU!!!! Sempre soube que pelo seu potencial, inteligencia, e outras varias caracteristicas excelente, voce teria um futuro de muito sucesso!!!!
    Soh desejo coisas boas a voce!!! E acompanherei com muita honra!!!
    p.s. te espero aqui em dezembro com a proposta de uma mini viagem! rs

    Curtir

    1. Oi Pam!!!

      Aaaah, muito obrigado!!! Mas olha, não tem nada de muito glamour, não. É estágio não-remunerado. Estou gostando bastante, principalmente de ver como a ONU funciona.

      Huuuuummm… fiquei curiosa! Que mini-viagem é essa?

      Curtir

Deixe um comentário

