Um pouco deste semestre

Quem acompanha este blog há tempos sabe que eu sempre gosto de mostrar os lugares onde vivo ou para onde viajo. Desta vez foi uma exceção: fora o post sobre o local onde moro, não há nada por aqui que mostre essa cidade fofa que é Lund. Eu simplesmente não tive tempo, ou me desesperei demais e pensei não ter tempo para essas coisas – fotografar a cidade. Uma pena, pois são essas “coisas” que realmente são mais relaxantes e divertidas. Tenho algumas poucas fotos tiradas com o celular em diferentes  ocasiões, às quais aproveito para postar aqui.

1) Seminário do curso de gerenciamento

Tivemos muitos seminários neste programa de mestrado até agora, em diferentes formatos: apresentações, debates, role play, discussões… Os professores nos tratam como bebês e falam que vale nota, mas nunca vale. No seminário abaixo, o grupo estava apresentando a quantas andava a proposta de projeto “de desenvolvimento” que tivemos que elaborar ao longo do semestre. Três professores dos cursos de Saúde Pública, Desenvolvimento Sustentável/Manejo de Recursos Naturais e  Desenvolvimento Rural e Urbano estavam lá para ajudar com sugestões e também nos colocar na parede.

2014-03-05 15.08.57

O projeto do meu grupo foi sobre soberania alimentária no Haiti:

2014-03-05 15.09.15Problem tree

2) Dia Internacional das Mulheres

Teve demonstração no dia Internacional das Mulheres. Eu e Erik acompanhamos a demonstração, que também incluiu protestos por conta de problemas no sistema de saúde e polícia.

2014-03-08 15.23.28Praça principal de Lund, onde se concentram muitas demonstrações

2014-03-08 15.23.31

“Luta das mulheres é luta de classes”

3) St. Patrick’s Day

Eu e alguns amigos da classe comemoramos o St. Patrick’s em um bar meio parado onde não estava acontecendo muita coisa. No caminho de volta para casa, vimos que o pub abaixo, o John Bull, ainda estava aberto, e uma banda tocava músicas típicas irlandesas como Whiskey in the Jar.

Acabamos decidindo entrar e tomar mais uma, e foi muito divertido.

2014-03-18 01.10.34

Eu, Augusto (Itália) e Mirsini (Grécia)

2014-03-18 01.11.42

4) Lebres aproveitam a primavera

Sempre há lebres no extenso jardim atrás da casa onde moro. Adoro vê-los quase diariamente. Eles estão aproveitando o mato e as flores.

2014-04-25 19.10.57

5) Surpresas da Páscoa 2014

Como já virou costume, meus pais enviam uma caixa pesada de surpresas de Páscoa todos os anos. Amo receber caixas!

2014-05-18 16.58.12

Meu ovo favorito

Este ano veio uma surpresa especial, inesperada:

2014-05-18 16.58.29Cachaça Nega Fulô

Amei, ainda nem abri.

6) Penúltimo piquenique para celebrar a entrega do penúltimo trabalho

Ainda faltava um trabalho e mais uma celebração, hehe, mas esta já estava em clima de despedida. Todos estavam felizes, pois tínhamos acabado de entregar a proposta de projeto mencionada no item 1. Ainda faltava mais um exame (e um rascunho de proposta de tese, para mim), mas já dava para sentir as férias. O dia estava lindo no Stadsparken (“Parque da Cidade”), onde fizemos o piquenique.

2014-05-30 20.40.54

Da esquerda para a direita: Joana (Suécia – saiu do programa depois do primeiro semestre), Dayu (Indonésia), Florence (Canadá), Yasmin (Suécia), namorado da Lívia e Emelie (Suécia).

 

2014-05-30 18.44.25Da esquerda para a direita: Florence, Emelie, Anna Lena (Suécia – fala Português fluentemente, morou no Brasil) e Sara (Suécia).

 

2014-05-30 18.44.39Da esquerda para a direita: Augusto (Itália), Anna (Suécia) e Andrei (Bielorrússia)

Picnic may 14

7) Visita ao cavalo de Elena em Lomma

Elena também é da classe. Viramos amigas, adoro ela. Ela é alemã, mas mora na Guatemala com o namorado guatemalteco. A irmã dela mora aqui em Lund e acabou de comprar uma fazenda, que não é a que está abaixo. O local da foto é um aras onde pessoas pagam uma taxa para que os cavalos morem lá. Elena e a irmã tem um cavalo que está lá. Também não é o da foto abaixo, mas sim o marrom das últimas duas fotos.

2014-06-11 19.03.17

2014-06-11 19.03.34

Estávamos muito cansadas, pois tínhamos acabado de entregar a última tarefa do primeiro ano, um rascunho de proposta de tese de mestrado. Eu não aguentava mais ficar sentada em frente ao computador, então fomos a Lomma para alimentar o cavalo e limpar o estábulo. Lomma fica nos arredores de Lund. Depois disso tudo, fomos até a praia de Lomma, caminhamos, foi uma delícia.

2014-06-11 19.04.02Elena e seu cavalo

 

2014-06-11 19.04.18

No primeiro semestre de 2015, se tudo der certo, estarei de volta a Lund. Aí tentarei tirar fotos da cidade.

Anúncios

7 comentários sobre “Um pouco deste semestre

  1. É saber um pouco de como foi o seu semestre. Em primeiro lugar, muito corrido! Mas fico feliz em saber que nesse meio você conseguiu se divertir e se distrair. Seus pais como sempre uns fofos. Já conseguiu acabar com todas as delícias?! Adorei o cavalo!!!!! Sua amiga é sortuda!!!

    Curtir

  2. Que delícia essa surpresa de páscoa! Eu ganhei um ovo esse ano, do meu amigo Dan 🙂
    Eu adoro músicas típicas irlandesas. Foi uma das minhas coisas preferidas em Dublin. Muito divertido!

    Curtir

  3. Olá Camila! Seu blog foi um achado pra mim! =D
    Vou realizar parte do meu doutoramento a partir de Março do ano que vem. Fico por 1 ano. Já salvei seu blog para devorá-lo no final de semana rsrs, mas gostaria de saber se vc tem dicas de como arranjar acomodações em Lund. Ficar em outras cidades próximas também pode ser bom?
    Me ajudaria muito se vc tiver dicas sobre acomodação etc. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho!

    Curtir

    1. Oi Fabricio!

      Que bom que gostou tanto do blog, fico muito feliz. Eu ando meio afastada daqui por conta de algo que aconteceu há uns quatro meses atrás, mas logo voltarei a escrever por aqui.

      Sobre dicas de moradia, imagino que você já tenha achado algo, nao? É difícil achar moradia em Lund, nao é fácil. Mas se você está fazendo doutorado na universidade pela primeira vez, entao é considerado calouro. Os calouros têm preferência na fila por moradia.

      Existe uma organizacao pública que é responsável por moradia para estudantes. É muito importante se registrar no site e entrar na fila: https://www.afbostader.se/en/

      Apesar de calouros terem preferência, pode demorar um pouco. É bom dar uma olhada aqui neste site também, mas os anúncios estao em sueco: http://www.blocket.se/bostad/saljes?ca=23_10&w=0

      Este site é onde os suecos colocam seus anúncios de venda, troca etc. É muito bom.

      Uma outra dica é tentar achar algo em Malmö, uma cidade muito próxima de Lund e muito divertida, onde há muito o que se fazer. Na verdade, é uma das maiores cidades dessa regiao. Muitas pessoas da minha classe do mestrado moravam em Malmö. É muito fácil ir e voltar todos os dias, há trens e ônibus que saem o dia todo. É só comprar um cartao da companhia de transporte da regiao (Skånetrafiken), o Jojo kort, mensal. Custa 500 coroas por mês.

      Espero ter ajudado um pouco, mas espero mais ainda que você já nao esteja precisando dessas dicas.

      Abracos!

      Curtir

  4. Olá Camila.

    Sem problemas, imagino a correria…
    Bom, felizmente consegui uma vaga no corridor room da própria Universidade. Que sorte! O afbostader eu conhecia, e é reamente bom. Para compra e venda de coisas, tem grupos no Facebook excelentes pra isso! QUanto à Malmo, pensei em economizar transporte morando em Lund. Mas não sabia que era tão barato (+- 200 reais por mês).
    No mais, agora estou na expectativa de receber o visto de estudante. Com a questão dos refugiados, está demorando mais =(
    Uma última dúvida: Vc tem ideia de quanto vou gastar para comprar roupas de frio? Como moro no RJ, não tenho NADA rsrs.
    Enfim, muito obrigado pelas dicas, e continue escrevendo! Se passar por Lund, avise para marcarmos um café. =)
    Bjos!!

    Curtir

    1. Oi Fabricio!

      Que bom que está dando tudo tão certo!
      Fico contente em saber que você já arrumou acomodação em Lund. Isso é bem difícil. Eu não conheço as acomodações da própria universidade, mas com certeza devem ser do mesmo nível que as da AFB. Eu morei por seis meses em Vildanden, um ótimo dorm de estudantes da AFB.
      O transporte é de fato barato, não precisa se preocupar. O Jojo card mensal, com o qual você pega qualquer transporte em Skåne (o estado onde fica Lund), custa 500 coroas.

      Bom, quanto à roupa de inverno, você já virá depois do pico do inverno, o que é bom. Se você for passar invernos completos por aqui, pode contar com uns 1000, 1500 reais para comprar um casaco decente e botas. É lógico que há opções para budgets bem menores, principalmente se você procurar em lojas de usados (vale a pena). 1000, 1500 é uma estimativa alta. De qualquer modo, não economize muito na qualidade, do contrário você pode se arrepender quando o frio bater. 😉

      Abraços e tomaremos um café sim quando eu estiver em Lund.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s