Plaka e Anafiotika: aos pés da Grécia Antiga

Este post é curtinho e acaba refletindo a pequena quantidade de tempo que passei nessa área tão bonita de Atenas, Plaka e Anafiotika. Todos os turistas que visitam Atenas podem não conhecer o nome Plaka, mas com certeza colocaram os pés nesse bairro: é onde estão todas as “armadilhas” para turistas, as lojas de souvenir e os restaurantes nem tão bons assim. Só que basta se aventurar um pouco mais pelas ruas sinuosas – ou ter uma Mirsini contigo – que a linda Plaka aparece.

Plaka fica aos pés da Acrópole, perto de Monastiraki e é a parte antiga de Atenas. Segundo a Wikipedia, o bairro de Plaka foi contruído sobre a cidade antiga de Atenas, ao redor das ruínas da ágora do período clássico da Grécia Antiga. Este é o exemplo mais conhecido de ágora. Ágoras, na Grécia – flashbacks do ensino médio-, eram o centro da vida pública e política da cidade. Não vou pegar os livros do ginásio para escrever mais, porém acho que já dá para perceber a importância histórica dessa área. Nesse bairro fica um outro bem menor, chamado Anafiotika, que faz qualquer um pensar que se está em uma pequena ilha grega. Imigrantes/trabalhadores da ilha de Anafi se estabeleceram nessa região no século XIX e trouxeram o estilo arquitetônico, apesar de muitas mudanças já terem sido feitas e restarem apenas 45 casas. Assim, essa parte um pouco mais afastada de Plaka, longe das lojas de souvenir, e Anafiotika, são bairros muito charmosos que merecem pelo menos um dia inteiro de andanças.

Erik, Mirsini e eu passamos apenas uma tarde. A área é cheia de cafés, tavernas e bares. Dei uma reforçada na cafeína com dois espressos duplos (mão na barriga). Ao anoitecer, tomamos uma cerveja em um bar/ateliê de arte com música ao vivo. Foi uma pena não ter passado mais tempo por lá, as casas e as ruelas merecem muitas vistas. Abaixo, “a entrada” dessa área, ao largo das ruínas da ágora:

IMG_0730Ágora Antiga, Atenas

IMG_0731

IMG_0735

IMG_0733

Nós nos sentamos em um desses cafés:

IMG_0736

IMG_0739Manjericão no vaso

Mesmo longe dos restaurantes de menú semelhante e lojas de bugigangas, essa área fica cheia de turistas. Mas também de gregos. A dica é simples: se visitar Atenas, embrenhe-se pelas ruas estreitas. Vale muito a pena.

No próximo post, a Acrópole.

Anúncios

2 comentários sobre “Plaka e Anafiotika: aos pés da Grécia Antiga

  1. Pingback: Subida à Acrópole |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s