Subida à Acrópole

Se não me engano era domingo quando decidimos visitar um dos pontos turísticos mais famosos de toda a Grécia, a Acrópole, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ao invés de repetir com minhas palavras, consultemos diretamente a Wikipedia:

“A Acrópole de Atenas é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo. Embora existam muitas outras acrópoles na Grécia, o significado da Acrópole de Atenas é tal que é comunente conhecida como A Acrópole, sem qualificação. É uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar, em Atenas, capital da Grécia, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.

As acrópoles da Antiga Grécia eram, como o próprio nome diz, “cidades altas” (do grego ἄκρος, “alto”, e πόλις, “pólis“); construídas no ponto mais elevado das cidades, serviam originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas, e quase sempre eram cercadas por muralhas. Com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas civis ou religiosas. A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do célebre estadista Péricles; foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas; entre as que ainda estão de pé, estão o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteu, templo dos deuses do campo, e o Templo de Athena Nice, simbólico da harmonia do estado de Atenas.”

Para quem teve a paciência e ler até aqui, foram justamente essas ruínas e construções que tive o gosto de ver na Acrópole: Partenon, Erechtheion, Templo de Atena Nike e outros. Mas ainda não é o momento de mostrá-los aqui; é necessário fazer a subida até a Acrópole. Ao largo da Acrópole existe um longo passeio que liga duas partes da cidade. Mirsini me disse que às vezes costuma caminhar por ali com seus amigos, ou seja, gregos aproveitam essa atração ateniense, não apenas os turistas.

IMG_0729

Passeio

Começa a subida até a Acrópole. O tempo estava bem quente e seco, um céu azul divino.

IMG_0650

Gosto de prestar atenção à vegetação quando viajo; gosto de perceber as diferenças em relação ao que é familiar para mim e imaginar como se adaptam ao clima.

IMG_0654Vegetação mediterrânea

IMG_0656Mais subida…

O primeiro monumento de importância histórica logo aparece depois da catraca dos tíquetes – sim, a visita é paga. Há desconto para estudantes, então leve seu cartão e identidade. Pois bem, o monumento é Odeon de Herodes Ático, um verdadeiro anfiteatro de pedra. Segundo a Wikipedia, foi construído no ano de 161 DC por um rico ateniense e dedicado à memória de sua esposa. Nos dias atuais recebe artistas famosos e abriga apresentações artísticas diversas. Eu nunca pensei que veria um anfiteatro grego verdadeiro, e é bem impressionante, amplo, profundo.

IMG_0651Odeon de Herodes Ático (façada)

IMG_0661Vão da platéia e Atenas ao fundo

 

IMG_0663

A entrada da Acrópole chama-se Propylaea e é tão celébre que o nome virou sinônimo de portões monumentais como este em outras partes do mundo. Foi construído sob comando de Péricles durante a era de ouro de Atenas, quando tudo corria bem para esse povo depois das Guerras Médicas. A construção, que teve início em 437 AC, levou quase 1000 anos e ainda assim não foi terminada. Se alguma informação estiver errada, culpem a Wikipedia.

IMG_0671Aos pés da Propylea

IMG_0672Mirsini

Vista de Atenas:

IMG_0677

IMG_0678

Com uma vista dessas, parece mesmo lógico os governantes de Atenas terem feito da Acrópole o centro político-administrativo de Atenas. O objetivo era mesmo ter uma vista de tudo o que estava ocorrendo na cidade.

IMG_0680Propylaea

IMG_0681Parte superior

IMG_0683Vista de dentro da Acrópole para fora

No próximo post adentramos a Acrópole e visitamos o famoso Partenon.

Outras coisas que fiz em Atenas estão aqui e aqui.

Anúncios

3 comentários sobre “Subida à Acrópole

  1. Pingback: A Acrópole de Atenas |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s