A Acrópole de Atenas

Ao passar pelo monumental portão, Propylaea, adentramos a Acrópole. Uma das primeiras construções a ser vista, a que realmente captura os olhos em uma primeira visita, é o Partenon. Talvez o mais importante elemento da Acrópole, o Partenon é um templo dedicado à deusa Atena, à qual também é a padroeira da cidade. A construção terminou no século V AC e hoje está sendo restaurado:

IMG_0684

Partenon, Acrópole, Atenas

O Partenon é considerado a construção mais importante da Grécia Clássica ainda de pé nestes dias, o apogeu do estilo dórico. Quando eu cursava o programa de Comunicação Social na Unisantos em Santos, Brasil, eu me inscrevi em um curso de História da Arte que fazia parte da graduação em História. Apesar de só ter completado um semestre e ter esquecido praticamente tudo, eu me lembrei destes dois estilos da arte clássica dessa área: dórico e jônico. Bom, acho que aprendemos o mesmo em um colegial comum, não é preciso fazer um curso em história da arte. Enfim, foi divertido ver com meus próprios olhos o que li e não apreendi tão bem no curso.

Voltando ao Partenon, o templo simboliza a persistência do mundo da Grécia Antiga, da democracia ateniense e da civilização ocidental. Essas palavras são todas clichê, informação retirada da Wikipedia até aqui, mas a importância histórica e cultural do Partenon parece mesmo ser inegável.

IMG_0692

IMG_0713

IMG_0719

IMG_0698

IMG_0724Partenon, vista da parte traseira

Outro templo muito bonito e importante na Acrópole é o Erecteion, dedicado à Atenas e Poseidon e construído também no século V AC em estilo jônico. Os gregos conferiam grande importância religiosa a este templo, e acreditava-se que guardava certas relíquias como uma figura arcaica de Atenas feita de madeira pelos deuses e caída do céu, marcas do tridente de Poseidon, entre outras. Segundo a lenda, havia uma cobra no templo, cuja alimentação consistia de bolos feitos por sacerdotisas de Atenas. A recusa da cobra em comer o bolo era considerado sinal de mau agouro. Tudo isso e mais está na Wikipedia.

IMG_0689Erecteion

Uma parte muito preciosa do Erecteion são as Cariátides, estátuas de mulheres que servem de colunas do templo. Hoje elas são réplicas; as originais se encontram no Museu da Acrópole, o qual visitamos logo em seguida. Vale a pena.

IMG_0690Cariátides

IMG_0702

IMG_0705

IMG_0720

IMG_0708Colunas de estilo jônico – a decoração em formato de caracol na parte em que as colunas encontram o “teto”

IMG_0718

IMG_0712

IMG_0717

IMG_0722

IMG_0725

Isto é tudo que tenho para mostrar sobre Atenas. Foi o primeiro fim-de-semana na Grécia e já aproveitamos bastante. Em Atenas nós basicamente comemos muito bem (restaurantes diariamente, um luxo), fomos a bares e baladas e visitamos lugares como a Acrópole durante o dia. Eu e Erik ainda passamos duas noites extra em Atenas.  A primeira foi no meio da viagem de Zakynthos a Antiparos  – as duas ilhas que mostrarei adiante. Fomos a um show do Brian Jonestown Massacre (de novo!). A segunda noite foi a última na Grécia, antes de pegarmos o vôo de volta à Suécia no domingo 20 de julho.

No próximo post, a primeira ilha: Zakynthos.

Anúncios

2 comentários sobre “A Acrópole de Atenas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s