Passeios de barco em Zakynthos I

Em meio a perrengues pesados na Jamaica – fui expulsa da casa onde moro ontem – tentarei continuar com os posts sobre a viagem deliciosa à Grécia. Espero começar a contar um pouco da aventura na Jamaica ainda este fim-de-semana.

Pois bem, na ilha de Zakynthos talvez o ponto mais alto seja a natureza. Mirsini e seu namorado Christos juraram que Zakynthos é uma das ilhas mais bonitas em termos de belezas naturais. O mar é, de fato, turquesa, chegando a ficar quase “branco” em certos lugares. O que mais aconselho, e que fizemos por duas vezes, é alugar um barquinho a motor e passar o dia explorando as pequenas ilhas ao redor e a costa, além de nadar e praticar snorkeling, claro.

Existem várias empresas que organizam passeios de barco, passeios estes onde os turistas podem nadar, ver tartarugas e outros. Essas empresas, geralmente, têm estandes pela praia – vimos alguns deles em Agios Sostis e Keri. Outros tipos de atividades também fazem parte da oferta, como mergulho. Mas o melhor mesmo (talvez com exceção de mergulho), é alugar o seu próprio barquinho. Não é muito difícil guiá-lo, eu mesma tentei um bocado. Fora isso, é bom barganhar, pois os primeiros preços sugeridos são sempre bem caros. É só insistir com jeito e, assim, conseguir um preço melhor, talvez até mais tempo no mar.

Os lugares que valem a pena ser visitados são muitos, mas nós visitamos os arredores de Agios Sostis e Keri, onde é possível ver as tartarugas marinhas, na Grécia chamadas de Caretta caretta, o nome científico da espécie. Vale lembrar que estão ameaçadas de extinção.

Nesta primeira vez, partimos de Agios Sostis:

IMG_0892 Estávamos muito felizes e logo aproveitamos para fazer uma das coisas mais prazerosas quando se tem um barco: tomar cerveja gelada.

 

IMG_0903

IMG_0899

IMG_0906A costa é realmente muito bonita e, apesar das differenças, lembrou-me um pouco a Tailândia.

IMG_0917

Passamos uma boa parte do tempo explorando a ilha de Marathonissi, a Ilha da Tartaruga. Além de ter forma de tartaruga, é por lá que vivem muitas Caretta caretta. Estávamos ansiosos para vê-las, mas é claro que não é fácil. É preciso sorte para estar no momento certo, quando as tartarugas vêm à superfície para respirar.

IMG_0927Ilha de Marathonissi

Marathonissi recebe muitos barcos cheios de turistas, pois existem duas praias – uma bem pequena, logo abaixo – e cavernas ao longo das muralhas que ladeiam a ilha.

IMG_0921

IMG_0923Cavernas

IMG_0916

IMG_0925Prainha

Estávamos em busca de caretta carettas, sempre de olho no mar. Até que Erik avista uma cabeça, uma pessoa praticando snorkeling um tanto perto da ilhota abaixo. Quando nosso barco chega mais perto, surpresa: não é nenhum nadador, é uma tartaruga grande, que logo submergiu.

IMG_0929

carettaCaretta caretta. Fonte aqui

E de repente, um barco pirata cheio de turistas:

IMG_0920

O dia passa, o sol fica mais baixo, e o primeiro passeio de barco fica perto do fim.

IMG_0962

Mais cavernas:

IMG_0936

E um pouco mais de cerveja.

IMG_0940

IMG_0947

A passagem à esquerda, na foto abaixo, era larga o suficiente para nosso barco:

IMG_0946

IMG_0949

IMG_0965Fim de tarde

No próximo post, mais um passeio de barco, desta vez partindo de Keri.

 

Anúncios

6 comentários sobre “Passeios de barco em Zakynthos I

  1. Pingback: Passeios de barco em Zakynthos II |

  2. Pingback: Nadando em Porto Limmionas |

  3. Pingback: A praia do navio naufragado |

  4. Pingback: Última parada na Grécia: ilha de Antiparos |

  5. Que maravilhaaaaaa! Que passeio inesquecível hein?
    Amei as fotos…todas! E as de vcs estão muito engraçadas. A sua, sozinha, parece que dançando com os cabelos ao vento está muuuito interessante e bonita!
    Essa espécie de tartaruga toda malhada em tom de marrom, é tão liiiiiinda! Que perda poderemos ter eternamente desta maravilha da natureza!
    Que legal que vcs puderam ver uma ao vivo 🙂
    Legal a foto do barco pirata!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s