Ruas de Kingston e cultura stush

Não tenho tirado tantas fotos quanto gostaria em Kingston. O problema é a falta de segurança. Acabo andando muito de táxi, que são baratos, pois duas meninas não devem andar sozinhas quando já é escuro. Durante o dia é possível, sim, caminhar em certas regiões da cidade. Um exemplo é a área onde moramos agora. A questão é que trabalho, então só tenho o fim-de-semana para caminhar por aí. Hoje, uma tarde de sábado, estou cansada, preguiçosa, apenas fazendo tarefas domésticas. Mas com certeza preciso andar mais. De volta à questão das fotos, acabo não tirando nenhuma, pois ando muito de carro e nunca sei se certos lugares que vou serão seguros. A melhor opção é sempre levar o essencial, dinheiro no bolso, e prestar atenção à bolsa.

Este post é uma pequena mistura de várias coisas para tentar começar a mostrar um pouco de Kingston. Abaixo estão duas imagens da rua onde eu morava antes, Wellington Drive, e arredores:

IMG_1256

IMG_1258

A foto abaixo foi tirada em frente ao escritório da ONU onde faço o estágio. Existem vários carros como este circulando por todo lado, geralmente cheio de caras Jamaican gangsta style.

IMG_1255

Uma curiosidade completamente desassociada aos comentários acima, mas que achei meio peculiar, foi esta categoria de cartões à qual achei no shopping localizado a 10 minutos de onde morava antes (Sovereign Mall):

IMG_1259Cartões para pacientes terminais

Enquanto morei com a senhora meio doida que me expulsou de sua casa, nem tudo foi sofrimento, hehe, pelo contrário. Conhecemos Dana, que também (e ainda) mora lá, e é das Bahamas. Ela nos levou à primeira balada aqui, Fiction. Não gosto desses tipos de balada, mas ao mesmo tempo é muito interessante e divertido ver como as pessoas se comportam aqui, o vestuário, o socialmente aceitável, enfim, as muitas culturas do lugar. Um “fenômeno cultural” aqui na Jamaica é a “classe” de pessoas stush. Eu ainda não entendi o que o termo quer realmente dizer, mas parece que se refere a pessoas que querem parecer ricas, bem vestidas e meio metidas. Como leva tempo para entender as sutilezas da cultura, ainda tenho muito o que aprender. Nesta matéria, stush para os Jamaicanos é uma combinação de orgulho, arrogância, estilo e aspiração  – provavelmente a uma vida de classe alta (a propósito, a referida matéria é sobre um restaurante vegetariano/vegano muito bom, o Stush in the Bush). Como imagens falam mais que palavras, a página Live Stush no Facebook tem uma série de fotos de eventos e pessoas stush. A foto abaixo é uma delas, de uma festa stush na balada Fiction:

Fiction AugustMirsini, Dana e eu, stush style

7 comentários sobre “Ruas de Kingston e cultura stush

  1. Gostei da foto 🙂
    Essa descrição do ‘stush’ parece um pouco o ‘posh’ do Reino Unido? Ou é um conceito diferente?
    Pois é, já vi esses cartões para os “terminally ill” por aqui também. Parece que aqui tem mais categorias de cartões do que no brasil. Ou vai ver é porque eu não lembro de ter ido em uma loja só de cartões no brasil.
    E na foto do carro, à primeira vista, eu li gangnam style hahaha

    Curtir

    1. Lou, hahahahah… gangnam style! Só você com esses comentários. Amei te ver por aqui também! 🙂

      É meio similar ao conceito de posh britânico, mas na prática é um pouco diferente: as roupas, os comportamentos são mais ao estilo jamaicano/caribenho mesmo. Muitas meninas usam roupas bem coladas, bem curtas, bem reveladoras… As músicas falam abertamente de ganhar dinheiro, gastar, consumir, ser rico… Às vezes lembra bastante a cultura hip hop mainstream norte-americana. São definitivamente pessoas que querem se destacar por aparentar ter dinheiro e status.

      Curtir

  2. Também gostei da foto. Aqui no Brasil não tem lojas somente de cartões, acho que por isso não estamos acostumados a ver tantas finalidades, além dos comuns, como aniversário, casamento, etc…
    Pena você não está conseguindo passear muito. Então, compartilhe mais sobre seu estágio. Está gostando?
    Beijos.

    Curtir

    1. Essa loja tinha muitos cartões, mas é na verdade uma fármacia. Tinha até chocolate.

      Estou gostando sim do estágio, nem tanto pelas atividades, mas pela oportunidade única de ver como a ONU funciona. Estou me dando bem aqui, eu acho. Os chefes (representantes do sistema ONU no Caribe) gostam do nosso trabalho (eu e Mirsini) e já recebemos vários elogios, ao ponto de eles nos escutarem mais do que aos outros, acredita?

      Vamos ver como as coisas vão caminhar nos próximos dois meses… Vou escrever alguns posts sobre isso.

      Beijão!!!

      Curtir

  3. Hahahhahahahahhahahahah Camila, não sei pq, mas ri muito com todo o texto, e quando bati o olho na foto…sabe?! Pq nada tem a ver com vc, com o que está fazendo aí, e também pq esta coisa universal de ostentação de riqueza, ter e ser e etc…Então, achei muuuito engraçado!
    Mas espero que vc tenha se divertido com suas amigas! 🙂
    E ameeeei seu estilo! As rasteirinhas, com a saia, a blusinha simples e a bolsa…fashion combination! E o cabelo tb 😉
    E acho também que vc tem que passear mais…sempre que puder! Logo, vc estará de volta, e tudo virá saudades…
    Interessante o negócio do cartão.

    Curtir

    1. Pois é, é muito interessante descobrir essas coisas. Eu não tinha ideia sobre esse “fenômeno” stush. Apesar de não estar interessada mesmo em ser stush, gosto muito de observar as pessoas, os comportamentos…

      Foi legal, sim, mas o festival que fui no domingo passado, The Color Festival, foi beeeeeem mais legal.

      Esse vestido me foi dado pela Mirsini quando eu ainda estava na Grécia. Adoro! As sandálias comprei na Suécia antes de vir para cá.

      Concordo, Carol. Tudo vai virar saudade, tenho certeza disso!

      Curtir

  4. Pingback: Casa em Kingston |

Deixe um comentário

