Bodes e comércio no bairro de Barbican

Agora que já mostrei a casa onde estou morando, é a vez de mostrar um pouco do bairro, Barbican, e as ruas adjacentes. Este foi um dos dias em que finalmente saí a pé. Acabo andando de táxi frequentemente, por conta da segurança – não é uma boa ideia caminhar à noite. Assim, só sobram as tardes de sexta, sábado e domingo para caminhar durante o dia – isso se eu não estiver ocupada com os afazeres que ficam para o fim-de-semana. Tento manter os afazeres em um mínimo, mas, bem, tenho que limpar o banheiro de vez em quando, não?

Em uma tarde de sábado há umas duas, três semanas atrás, eu e Mirsini demos, então, uma volta pelo bairro. Barbican é um bairro de rico; há muitos condomínios fechados. Eu moro em um deles, como já disse, por puro golpe de sorte. Apesar de ser um bairro de abastados, os contrastes estão próximos em Kingston. É comum ver esses condomínios fechados e, um pouco adiante talvez, umas casinhas mais humildes. Kingston é uma cidade muito claramente separada por classe. Downtown (seria algo como o centro da cidade), é onde os cidadãos medrosos dos condomínios fechados acham que não devem ir. De fato, os níveis de violência em Kingston são altos, e a taxa de homicídios da Jamaica é uma das mais altas do mundo. Daria para discorrer sobre isso eternamente, e os efeitos que a desigualdade tem no espaço urbano. Mas ao invés, vamos logo ao bairro de Barbican:

IMG_1465

IMG_1464

Descendo a rua, contraste:

IMG_1466

Há muitos negócios ao redor. Abaixo, alguns desses comércios, na Barbican Road:

IMG_1467

IMG_1468

Há também muitos vendedores de frutas nas ruas, não apenas em Barbican, e não apenas em Kingston. As frutas mais comuns são: banana, abacaxi, abacate, mamão e akee.

IMG_1477

A Jamaica parece ter uma cultura forte de comida de rua. Há sempre barracas e outros tipos de lugares para comer, especialmente churrasco no meio da rua. A barraca abaixo fica bem próxima de onde moro, ainda na Barbican Road. Quero provar algo com vegetais.

IMG_1473

IMG_1472

IMG_1471

Pela Barbican Road, chega-se a uma praça bem descampada onde sempre há bodes. Kingston é área urbana, mas é muito comum ver bodes e cabras pelas ruas. As pessoas que vivem em comunidades próximas trazem os animais para pastar nas áreas verdes da cidade.

IMG_1490

IMG_1488

Eu imagino que estes bodes pertençam aos vendedores de pneus:

IMG_1484

IMG_1493

IMG_1495

IMG_1486

IMG_1479

IMG_1496

Mais barracas de frutas e legumes ao lado de uma dos supermercados mais caros da cidade:

IMG_1497

A caminho desse supermercado, há mais negócios ainda e uma avenida bem movimentada (talvez continuação da Barbican Road).

IMG_1474

IMG_1502Avenida

IMG_1506

IMG_1507Supermercado Loshusan, onde costumo fazer compras

Anúncios

3 comentários sobre “Bodes e comércio no bairro de Barbican

  1. Pingback: As ruas floridas de Kingston (e porque isso não é muito democrático) |

  2. Julia

    Oi Camila, estou precisando de algumas informações sobre a Jamaica, vi que você morou lá, será que poderia me ajudar? É para um programa de tv que estou produzindo.. se puder entrar em contato por e-mail ou facebook, agradeço! Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s