Dia das Nações Unidas

O post sobre as belezas naturais da Jamaica ficará novamente para a próxima vez. Ao invés de natureza, vou escrever sobre o Dia das Nações Unidas como pretexto para contar um pouco – bem pouco – do meu trabalho no PNUD. O PNUD é o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a agência do sistema ONU que trata do “desenvolvimento“. A ONU é mais conhecida  pelo trabalho da UNICEF (crianças), UNESCO (patrimônio cultural) ou do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). Eu mesma, antes de começar o mestrado, não tinha ideia do que a ONU realmente é e o que de fato faz. O PNUD é um mistério para quem não estuda/trabalha na área de desenvolvimento internacional, relações internacionais e outras. Mas é onde estou fazendo o meu estágio atualmente, e é onde eu aprendi muito bem o que faz o PNUD.

Na sexta dia 24 de outubro foi comemorado mundialmente o Dia das Nações Unidas. Aqui na Jamaica, houve um coquetel chique com todas as agências, alguns ministros e outras personalidades da área em um hotel fino, o Pegasus. Eu e Mirsini fomos, lógico. Houve discurso do Ministro das Relações e Comércio Exterior, seguido pelo discurso do meu superior, o chefe do sistema ONU no Caribe. Depois algumas criancinhas apresentaram uma coreografia bem feliz. Tudo para mostrar ao mundo o trabalho que o sistema ONU presta.

20141024_212459Eu e Mirsini com o pessoal do PNUD Jamaica no Dia das Nações Unidas

Ainda não dá para falar muito das coisas mais interessantes. O meu trabalho no escritório tem um escopo limitado. Eu e Mirsini temos que dar conta de três “projetos” que são exigência da universidade, mas que devem ao mesmo tempo atender aos interesses da organização. Em suma, temos que prestar um serviço de valor. Os “projetos” têm a ver com o alinhamento estratégico do PNUD Jamaica com o PNUD global, além de também estar trabalhando com uma proposta para angariar recursos para um projeto de acesso à água e saneamento básico e uma análise sobre eficácia do desenvolvimento no país. Parece tudo muito importante e legal, mas garanto que não é tanto. Também acabo ajudando em outros projetos. O melhor desse escritório são as pessoas; gosto muito da maioria.

O estágio, como já escrevi há algum tempo atrás, é obrigatório no programa de mestrado. Tenho que admitir que ando aprendendo muitíssimo, tem sido uma experiência muito curiosa e interessante, principalmente para compreender mais sobre a arquitetura do poder na política. Vou terminá-lo já por volta do dia 18 de novembro, o que é uma pena, pois seria mais frutífero se eu tivesse mais tempo para aprender e digerir a experiência. A boa notícia é que estou me dando bem no escritório, e as pessoas parecem gostar da nossa contribuição. Assim que o 18 de novembro chegar, vou passar umas duas, três semanas viajando pela Jamaica até embarcar para o Brasil no começo de dezembro. Aí começa outra luta: o trabalho de campo para minha tese de mestrado. Medo.

Quem quiser saber mais sobre como conseguir um estágio na ONU, é só deixar um recado.

5 comentários sobre “Dia das Nações Unidas

  1. Pingback: Fama pós Dia das Nações Unidas 2014 |

  2. Estou muito atrasada na leitura dos posts :O!
    Pelas contas, você já está no Brasil e com certeza tem muito para contar sobre a finalização do estágio, sobre o projeto de saneamento. Pena mesmo ter pouco tempo de estágio, quando as coisas começaram a fazer sentido vocês tiveram que ir embora. Mas espero mesmo que a experiência tenha valido muito a pena e contribuído para sua formação.

    Curtir

    1. Pois é, e agora eu é que estou atrasada em fazer posts. Ai, ai, a gente nunca dá conta. 🙂 Mas o blog é para todos, tanto eu quanto quem o lê, se entreter um pouco, né. Então vai lendo quando der, eu fico feliz a cada vez que te vejo por aqui.

      Curtir

  3. Pingback: Trench Town Yard – onde Bob Marley morou antes da fama |

  4. Pingback: Mudança para a Tailândia – Camila in Sweden

Deixe um comentário

