Onde ficar em Milão e uma noite no teatro Scala

A resposta para a primeira pergunta implícita no título do post é simples: Navigli! Navigli é um distrito boêmio cheio de bares, pubs, restaurantes, ateliers de arte, música ao vivo e todas essas coisas que são as melhores nesse tipo de viagem. Há vários “Navigli“, de acordo com a Wikipedia, que costumava ser uma rede de canais, hoje abandonados. Naviglio Grande é a área onde fiquei, bem hip – tinha até uma lanchonete fast-food 100% vegana, além de lojas vintage.

Naviglio Grande
Naviglio Grande

2015-03-05 15.56.02

2015-03-05 15.57.22

2015-03-07 16.34.22

Atelier
Atelier

2015-03-07 16.32.34

O que é bem gostoso em Naviglio Grande são os restaurantes e cafés com suas mesinhas no passeio, à beira do canal. Sentar a uma delas e tomar um café ou outro drink ao sol é uma excelente maneira de passar parte do dia. Principalmente se também envolver comida. Foi o que fizemos em um dos restaurantes mais lotados:

2015-03-07 15.25.24
Pizza em Naviglio

Há com certeza melhor pizza do que essa; muitos dos restaurantes são bem turísticos. Mas ainda assim, fora a pizza ter sido saborosa, o melhor foi ter sentado ao sol e observado as pessoas que passavam. A concorrência para conseguir uma mesa é quase impossível. À noite também não faltam restaurantes nem bares. Achamos uma pérola, um restaurante cheio de italianos mesmo, com um menu pequeno, escrito à mão, e decoração rústica. A comida era muito boa, preços muito baratos, mas porções bem pequenas. Fino. Infelizmente, não me lembro do nome.

2015-03-05 22.49.16

As cervejas especiais têm bastante espaço em vários pubs/bares do local. Um excelente bar que serve suas próprias cervejas artesanais, bem pequeno, é o BQ Birra Artigianale. Para drinks refinados e uma atmosfera quase perfeita, o Ugo Bar, bem próximo ao BQ Birra, é ótimo.

Um dos muitos bares com boas cervejas. Já não me lembro do nome.
Um dos muitos bares com boas cervejas. Já não me lembro do nome tampouco.

Voltando para os arredores da praça central de Milão, onde fica a famosa catedral de Duomo, vamos agora a um outro tipo de atração na cidade, uma atração historicamente exclusiva ao aos nobres e abastados: o Teatro alla Scala, ou La Scala, como é conhecido, uma das casas de ópera mais famosas do mundo.

La Scala, Milão
La Scala, Milão

Eu e Erik demos uma de refinados, compramos entradas que não as mais baratas, mas as segundas mais baratas, e fomos a essa casa de ópera assistir a um balé! Gente, todo mundo deveria fazer isso. Não digo exatamente ir ao La Scala, pois nem todos trilham os mesmos caminhos, mas é bom ficar ligado nas casas de show e teatros na sua região, pois muitas vezes há espetáculos bons e gratuitos. Mais do que pelo espetáculo, muitas casas valem pelo nível do estabelecimento em si. O La Scala é lindo! Eu nunca tinha entrado em uma casa de ópera antes. Que luxo.

2015-03-07 21.20.54

2015-03-07 21.20.25

2015-03-07 21.20.22

2015-03-07 21.21.27

2015-03-07 21.22.14
Assentos caros

2015-03-07 21.22.21

Uma coincidência muito legal é que estou lendo Adeus às Armas (Farewell to Arms) do Hemingway nesses dias em que escrevo estes posts sobre Milão, e algumas partes da narrativa se passam lá, inclusive há menções ao La Scala e à galeria do último post. Enfim, referências literárias à parte, fora eu ter podido apreciar a beleza do teatro, a apresentação foi boa. Eu não entendo nada de balé, apesar de ter dado os meus pulos quando criança, mas gostei. Gostei mais ainda por ter caído no sono. Sim, eu caí no sono durante o balé, aquele sono pesadamente leve, irresistível, que não há como escapar. Perdi algumas partes, mas o balé era bem monotônico, então capturei o conjunto da coisa de qualquer maneira. Não acho que o meu cochilo ateste a chatice do balé; pelo contrário, atesta o conforto da obra. Mesmo que eu invariavelmente caísse no sono em cada ópera e balé que assistisse, iria continuar frequentando esses eventos. Foi um sono bom.

2015-03-07 21.18.08
Balé no teatro La Scala

E chega ao fim a “série” de posts sobre essa viagem curtinha à Itália. Nos próximos posts, mostrarei um pouco de Lund, onde morei até Junho deste ano, e também mais uma edição do Psykjunta, festival psicodélico em Småland.

Anúncios

5 comentários sobre “Onde ficar em Milão e uma noite no teatro Scala

  1. carolinecunha

    Adorei conhecer um pouquinho do que vcs fizeram na Itália, deu pra ter uma idéia das ruas, dos bares, dos lugarezinhos. Uma graça….fico imaginando o quanto deve ser charmoso este pais. Vc está linda nas fotos, e muuuuuuito linda na foto com a cervja e aquele vestido estilo anos 50 preto e rosa…liiinda!
    E vc foi no Teatro La Scala, que máximoooooooo! E realmente que liiiiindo! Igualzinho como vemos estes teatros lindos em filmes, e até mesmo como eles eram desenhados nas nossas revistinhas em quadrinhos da infância 🙂 Eu já conhecia este Teatro. A Andrea Corr tinha uma bolsa edição especial da Moschino, que eu me apaixonei e fui atrás pra acha-la e compra-la, e na estampa da frente da bolsa, estava escrito: “La Scala del teatro di Moschino”. E tinha uma foto do teatro mesmo, com uma cortina em veludo vermelho, com detalhes de anjos em ouro e tudo. Um luxo de bolsa! E milionária tb….hahahah. Vc lembra? E quando eu soube que vc esteve aí, me lembrei disso na hora! E eu imagino como deve ser estar em um lugar como esse, e poder ver alguma apresentação…deve ser maravilhoso!
    Toda sua narrativa do seu sono foi demais, achei engraçado e dei risada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Carol, me lembro muuuuito dessa bolsa! Como vc foi atrás dela. Custava uma fortuna. Eu nunca te contei, mas sempre que viajo e vejo algum lugar com Moschinno, eu sempre vejo se tem algo para comprar para ti, algo que não seja perfume, hehe…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s