Pausa de seis meses

Uau, o WordPress acabou de me lembrar que fazem seis meses desde que não atualizo este blog. Não foi por uma decisão deliberada; foi por um evento inesperado: um incêndio que levou tudo o que eu tinha de material. Talvez esse assunto fique para um outro post.

O incêndio ocorreu há seis meses também. Desde agosto de 2015, muita coisa aconteceu além do incêndio. Na verdade, desde julho: acidente de patins em Lund; mudança de vez para Eksjö, no sudeste sueco; mudanças para “lares” provisórios após incêndio; viagem a Portugal; viagem à Itália; mudança para um casarão à beira da floresta; Ano-Novo em Estocolmo; apresentação da minha tese em um colóquio internacional; “novos planos” profissionais (também conhecido como “socorro não sei o que fazer”); novo estágio e viagem ao Brasil.

Tentarei mostrar alguns desses acontecimentos em posts separados, mas nada muito longo que é melhor otrar pra frente do que pra trás. Por exemplo, passei três semanas na Itália em Outubro. Daria para muitos posts, né. Mas talvez vire apenas um, para marcar o evento por aqui. Álbum de fotos, né, que todo mundo gosta. Então nos próximos dias, vamos ver se sai alguma coisa.

8 comentários sobre “Pausa de seis meses

  1. Camila, eu vi a reportagem (e vídeo) de você dando entrevista para o jornal sueco sobre o incêndio. Nossa, deve ter sido assustador! Depois conta pra gente o que realmente aconteceu. espero que as coisas estejam entrando nos eixos agora :-). Que bom que você está de volta! Beijos 😉

    Curtir

  2. Tatiana

    Camila, comecei a leitura de seu blog hoje… Estou achando tudo muito interessante, parabéns pela iniciativa e obrigada por compartilhar… Imagino o trabalho que deve dar!
    Bem, estou me organizando para me inscrever no mestrando em Lund e por isso acabei te descobrindo, o curso que você fez foi um dos primeiros que me chamou atenção. Sou arquiteta urbanista e tenho interesse pelo tema, mas confesso que não faço ideia de como seja a vida prática nessa área (vulgo trabalho). Fiquei curiosa em saber sua formação….
    Estou entendo ainda toda a burocracia que precisarei fazer para a inscrição. Então se tiver alguma dica mais específica, por favor, compartilhe! Rs. Estou meio desesperada por aqui …

    Curtir

    1. Oi Tatiana!

      Que legal que você está interessada nessa área também!

      Minha formação original é em comunicação/jornalismo. Já tinha trabalhado na área no Brazil.

      Eu tive uma colega de classe que trancou um programa acadêmico em arquitetura para fazer esse mestrado. Sem querer te assustar, ela acabou desistindo por achar que seria melhor terminar o que já estava fazendo antes. Esse é um caso pessoal, lógico; estou citando o exemplo dela para te dizer que não é incomum ter pessoas de arquitetura interessadas nessa área. Havia uma engenheira na minha classe também. 🙂 A arquiteta chegou a fazer alguns trabalhos com os arquitetos sem fronteiras, não sei se você os conhece.

      Primeiro as boas notícias, na minha opinião: a área de desenvolvimento internacional precisa muuuuito de pessoas como você, de com “skills” reais mesmo, assim como engenheiros, médicos etc. Se você conseguir uma boa formação em desenvolvimento com um forte componente de management, maravilha. Muito útil para o futuro.

      Agora, as más notícias: o mercado é muito duro, pior que jornalismo (não sei se vc sabe, mas jornalismo é um pega pra capar). É um mercado extremamente competitivo e muito elitista. É um mercado que preza as universidades onde você estudou. É um mercado que favorece os já bem favorecidos, pois você vai precisar desembolsar grana para conseguir fazer estágios não pagos. Pode ser que você pense “Ah, mas eu consigo um emprego, já trabalhei antes!”. Pode ser que sim, mas essa não é a minha experiência. Eu tenho experiência profissional propriamente dita e tenho que procurar estágios mesmo depois de me formar em um mestrado. Muitas pessoas da minha classe estão procurando emprego ou fazendo estágios.

      Ainda assim, esse programa forma muito bem quem quiser começar nesse ramo. É uma grande introdução, quase um MBA.

      Não sei se tirei algumas dúvidas, mas se você ainda quiser saber um pouquinho mais, é só perguntar.

      Um abraço e obrigada por passar por aqui.

      Curtir

  3. Camila, acabei de ser aceita no mestrado que você fez e gostaria de trocar uma ideia com você se tiver um tempo. Sou advogada e me candidatei em geral mestrados em direito, mas vi a sua menção a este curso aqui e acabei me candidatando e colocando como primeira opção (na frente dos juridicos) pq parecia mais concorrido. Fui aceita e agora gostaria de saber o que esperar haha

    Se puder me mande um email com seus contantos.

    agradeço desde já.

    um abraço

    Vic

    Curtir

Deixe um comentário

