O centrinho antigo de Eksjö antes do incêndio de 2015

Acabei de voltar de Phnom Penh, capital do Camboja, mas antes de começar a mostrar um pouco do que eu vi por lá, quero trazer dois posts sobre um lugar com um canto fixo no meu coração: Eksjö. Eksjö, uma cidadezinha de um pouco mais de 9.000 habitantes na região de Småland, ao sul da Suécia, foi onde morei de julho de 2015 a março deste ano. Na verdade, antes de me mudar de vez para lá nessa referida data, eu já dividia bastante o meu tempo entre Lund e Eksjö, onde o Erik já estava morando desde que vendemos o apartamento em Linköping no comecinho de 2015. Ou seja, passei dois verões e muitos finais-de-semana lá antes de me mudar definitivamente.

Eksjö foi a cidade onde perdi tudo em um incêndio há 10 meses atrás. Mas foi também onde ganhei muito; onde acabei de vez me enamorando da floresta, da vida em meio a árvores, veados, neve e ar puro. Sinto muita falta da floresta, de minhas caminhadas explorando trilhas, de presenciar as sutilezas da mudança do ambiente com o passar dos meses, de ser surpreendida por algo belo ou distinto quase que diariamente. Agora eu me refiro especificamente ao bairro de Kvarnarp, onde morei ao pé da floresta. Não que o resto de Eksjö não seja bonito – de fato é, muito – mas essas impressões sobre a vida em meio às árvores, os veados e as raposas que um ou outro dia vinham nos visitar se referem a Kvarnarp.

O centro de Eksjö, cidade do tempo medieval sueco, é onde fica a gamla stan, cidade velha. É uma atração turística importante e é onde eu morava antes do incêndio. Muitos turistas visitam o centrinho vintage, preservado, com suas casas de madeira datando de séculos. É essa parte da cidade que resgistrei em fotos no verão de 2015, um pouco antes do incêndio, e que deixo agora registrada aqui.

IMG_1052
Gamla Stan, o centrinho antigo de Eksjö

IMG_1031

IMG_1107

IMG_1100
Este hotel fica na rua onde eu morava antes do incêndio.

IMG_1070

Na cidade, há alguns gård, que seriam casarões com pátios internos. O que eu morava, um dos mais importantes e antigos da cidade, tinha mais de 400 anos de idade. Era onde pessoas que faziam selas para cavalo moravam e trabalhavam. Abaixo, outro gård turístico. Apesar de receberem muitos turistas no verão, muitas pessoas vivem nesses casarões, dividos agora em pequenos apartamentos.

IMG_1054

IMG_1063
Este é um gård parecido com onde eu morava.

IMG_1062

IMG_1061

IMG_1029

IMG_1048

IMG_1037

IMG_1084

IMG_0978

Abaixo, a igreja principal da cidade, localizada na praça central:

IMG_1117

As casas abaixo já ficam fora do centrinho velho, mas estão construídas em um local antigo também:

IMG_1558IMG_1563

Para terminar, uma casa típica do campo nessa região sueca. Se me lembro bem, tem em torno de cem anos, provavelmente mais:

IMG_1568

 

Anúncios

8 comentários sobre “O centrinho antigo de Eksjö antes do incêndio de 2015

  1. Camis, adorei o post e adorei saber que você encontrou um lugar que amava tanto. Gosto quando você escreve assim como nesse post, com tanta sensibilidade. Você tem as duas qualidades ao falar e escrever: por vezes é muito engraçada, tanto que anos depois ainda posso me pegar rindo sobre algo que você disse, mas também tem essa sensibilidade, que nos transporta ao que você está sentindo.
    Acho que eu tb gostaria de morar em Eskjö. 🙂
    Bjos!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Dayane Andrade

    Impossível não se apaixonar por uma lugar como este. Que cidadezinha adorável. As fotos estão belíssimas e transmitem a simplicidade, a beleza nas pequenas coisas. A história envolvida na arquitetura é impressionante e torna o local ainda mais único. Com certeza, eu gostaria de morar em Eskjö. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s